Ricardo Stuckert, fotógrafo de Lula, será secretário do Audiovisual
Stuckert foi fotógrafo oficial da presidência nos dois primeiros mandatos de Lula e diretor de fotografia de Democracia em Vertigem
atualizado
Compartilhar notícia
O fotógrafo Ricardo Stuckert será nomeado chefe da Secretaria Nacional do Audiovisual no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O profissional foi o fotógrafo oficial da Presidência da República entre 2002 e 2006 e depois seguiu trabalhando junto ao petista, tendo registrado as imagens de divulgação do presidente desde então.
A Secretaria Nacional do Audiovisual é responsável por fiscalizar projetos financiados com renúncia fiscal via Lei Rouanet e escolhe os filmes brasileiros que concorrem a uma indicação ao Oscar, entre outros atributos.
Em sua carreira profissional, Stuckert também atuou como diretor de fotografia do documentário Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, que contou os bastidores do impeachament da ex-presidente Dilma Roussef (PT). O filme foi indicado ao Oscar em 2020. O fotógrafo também tem na sua trajetória uma série de fotos dos indígenas yanomami feitas ao longos dos anos 1990.
Sob Lula, a Secretaria Nacional do Audiovisual vai fazer parte da estrutura da Secretaria de Comunicação, que será liderada pelo deputado federal reeleito Paulo Pimenta (PT-RS).
Com a escolha desse cargo para Ricardo Stuckert, Lula terá um novo fotógrafo ou fotógrafa oficial a partir deste ano, mas o nome ainda não foi divulgado. Neste domingo (1º/1), Stuckert ainda atua fotografando o presidente durante a posse.
Acompanhe o evento de posse: