metropoles.com

Ricardo Salles será o relator da PEC das Drogas na CCJ da Câmara

Proposta criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente. “Turma do ‘Zé Droguinha’” não gostou, afirmou Salles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
O deputado federal Ricardo Salles, do PL de São Paulo
1 de 1 O deputado federal Ricardo Salles, do PL de São Paulo - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) foi designado como relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) 45/2023, conhecida como PEC das Drogas, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Salles foi escolhido pela presidente da CCJ da Câmara, a deputada Caroline De Toni (PL-SC), e se posicionou favoravelmente à aprovação do texto na Casa.

“Fui designado relator da PEC das Drogas pela nossa querida Caroline De Toni. Muito obrigado, Carol. Só a turma do ‘Zé Droguinha’ parece que não gostou muito”, escreveu Ricardo Salles na rede social X, antigo Twitter.

Para ser aprovada na Câmara, a proposta deverá ser analisada pelas comissões da Câmara e receber o apoio de ao menos 308 deputados em plenário. Por ser uma emenda à Constituição, o texto deverá ser votado em dois turnos.

Senado Federal

O plenário do Senado aprovou em 16 de março, em dois turnos, a PEC das Drogas. A proposta criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ou entorpecente “sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. O texto é de autoria do presidente da Casa Alta, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O relator da matéria no Senado, o senador Efraim Filho (União-PB), acrescentou a obrigação de distinção entre traficante e usuário “por todas as circunstâncias fáticas do caso concreto, [sendo] aplicáveis ao usuário penas alternativas à prisão e tratamento contra dependência”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?