metropoles.com

Ricardo Liáo assume presidência do novo Coaf, agora no Banco Central

O presidente do Banco Central assinou portaria para nomear o economista e servidor para presidir a Unidade de Inteligência Financeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Araújo/Câmara dos Deputados
Ricardo Liáo
1 de 1 Ricardo Liáo - Foto: Antonio Araújo/Câmara dos Deputados

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, assinou portaria para nomear o economista e servidor Ricardo Liáo para presidir a Unidade de Inteligência Financeira (UIF), órgão que substituirá o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O atual presidente do órgão, Roberto Leonel de Oliveira Lima, tornou-se alvo da insatisfação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e terá a saída formalizada.

A decisão de Roberto Campos reforça um dos principais pontos da Medida Provisória nº 893, que determina ao presidente da autoridade monetária a escolha e a nomeação do presidente da Unidade de Inteligência Financeira. No antigo Coaf, a escolha era do ministro da Economia, mas a nomeação era prerrogativa do presidente da República.

Liáo ocupava a diretoria de Supervisão do Coaf e tem ampla experiência na área de combate à lavagem de dinheiro. Foi representante do BC no Conselho, entre 1998 e 2013, e depois ocupou a Secretaria Executiva do órgão. É o único servidor de carreira do BC que integrava a direção do órgão de controle — os demais, inclusive Roberto Leonel, são da Receita Federal.

Na noite dessa segunda-feira (19/8/2019), em nota à imprensa, o Banco Central informa que a UIF será um “órgão vinculado administrativamente ao Banco Central e dotado de autonomia técnica e operacional”. A unidade vai continuar com os funcionários atuais, mas passará a se submeter ao BC. A principal novidade a ser adotada pela nova administração será enfatizar novas formas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?