Ricardo Cappelli exonera mais 58 servidores do GSI: “Renovação”
Ricardo Cappelli, chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), faz renovação no órgão, por ordem do presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
O comandante interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Ricardo Cappelli, determinou nesta quinta-feira (27/4) a exoneração de mais 58 servidores do órgão. Os funcionários dispensados perdem as funções no GSI e voltam para seus cargos de origem, normalmente, nas Forças Armadas.
Na quarta (26/4), foram dispensados outros 29 servidores, incluindo três dos quatro secretários nacionais que atuavam na pasta.
Dando prosseguimento à renovação do quadro de funcionários do GSI, autorizei a exoneração de mais 58 servidores. As dispensas serão publicadas na próxima edição do Diário Oficial da União.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 27, 2023
Em cumprimento a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Cappelli está renovando os quadros do GSI. O órgão tem cerca de 900 servidores – a maioria, militares.
Assessor do ministro Flávio Dino, da Justiça, Cappelli assumiu a chefia interina do órgão na última sexta-feira (21/4). Nessa data, o então comandante, general da reserva Gonçalves Dias, foi exonerado, no rastro da crise gerada pela divulgação de imagens de sua presença no Palácio do Planalto durante a invasão do prédio por golpistas, em 8 de janeiro deste ano. Veja: