Revista Time coloca Lula entre os 100 mais influentes do mundo em 2023
Perfil escrito pelo ex-vice-presidente dos EUA Al Gore chama Lula de “campeão do clima” e diz que sua liderança será fundamental na década
atualizado
Compartilhar notícia
Os compromissos assumidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no que se refere a combate às mudanças climáticas, redução do desmatamento e transição energética levaram a revista norte-americana Time a incluir o brasileiro em sua tradicional lista de 100 personalidades mais importantes do ano. Lula foi incluído na seção de líderes; outras categorias são artistas, inovadores, pioneiros e ícones.
O perfil de Lula na revista foi escrito por Al Gore, ex-vice-presidente das Estados Unidos e embaixador da luta contra as mudanças climáticas. “Depois de anos de degradação e destruição ambiental sancionadas pelo Estado, o povo do Brasil escolheu um novo caminho, ao eleger um campeão do clima em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu Gore.
“Como presidente, Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo – renovando o compromisso do país com a democracia, a justiça e a equidade econômica. Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade”, continuou o político e ativista.
O texto ainda lembra que “o Brasil abriga uma das maravilhas naturais mais importantes do nosso planeta: a Floresta Amazônica” e diz que, “depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões”.
“O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior. Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, pontua ainda Gore.
Junto ao presidente brasileiro, na seção líderes, estão nomes como o do presidente dos EUA, Joe Biden; da primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska; e do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que teve seu perfil escrito pelo mandatário chileno Gabriel Boric.
A lista geral traz ainda nomes como Lionel Messi, craque da campeã Argentina na última Copa do Mundo; e o ator chileno Pedro Pascal, estrela das séries The Last of Us, The Mandalorian e Narcos.