Réveillon: “RJ tem maior risco de chuva na virada”, diz meteorologista
Capital e grande parte do Estado de RJ terão chuva na virada. Cidade e Estado de SP têm tempo instável, mas chuva deve dar trégua às 0h
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A previsão do tempo para o réveillon deste ano é marcada por uma frente fria que traz instabilidade e chuva para os estados de Rio de Janeiro e de São Paulo.
“Temos uma frente fria associada a um canal de umidade, que chamamos de zona de convergência do Atlântico Sul atuando nos estados do sudeste e centro oeste. Isso significa muitas nuvens predominando nos dias 31, 1º e ainda no dia 2”, explicou Estael Sias, meteorologista da MetSul, ao Metrópoles.
De acordo com a especialista do MetSul, o volume de chuva previsto para a região sudeste do Brasil nos dias 31/12 e 1/1 é preocupante.
“É um cenário bem complicado para a virada de ano, porque não é só uma questão de atrapalhar a festa, mas também de trazer algum risco de transtorno por causa de chuvas volumosas que já estamos alertando”, disse a metereologista.
Rio de Janeiro
A capital e grande parte do Estado do Rio de Janeiro devem ter chuva durante a virada do ano. Na capital, as chuvas devem ser mais isoladas, mas há risco de alagamento.
A meteorologia indica que trechos de serra do Rio de Janeiro terão muitas nuvens e há possibilidade de chuva por volta da meia noite. Já o litoral do estado deve ter pancadas de chuva na parte da tarde dessa sexta-feira (31/12).
“O momento da virada tem o maior risco de chuva no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas durante a tarde do dia 31 pode ter chuvas e temporais, praticamente, em todas as capitais”, afirmou Estael.
A previsão do tempo para a região aponta que a situação vai se manter assim nos próximos dias. “Períodos de chuvas mais contínuas, mais persistentes, especialmente na metade sul de Minas Gerais e no Estado do Rio de Janeiro”, disse a metereologista.
São Paulo
O último dia do ano no estado de São Paulo será com tempo instável, mas o sol até deve aparecer durante a sexta-feira (31/12). “São Paulo vai estar mais com essa característica de um pouco de sol, muitas nuvens, abafamento e pancadas mais fortes à tarde”, contou Estael.
Na capital, principalmente, o céu terá muitas nuvens. Segundo a metereologista, existe o risco de tempestade e até mesmo de alagamentos.
Apesar da previsão de tempo fechado e instável, no momento da virada do ano a chuva deve dar uma trégua no Estado de São Paulo. Apenas no norte de São Paulo, divisa com Minas Gerais, pode chover no réveillon.
De acordo coma metereologista, a virada do ano no litoral de São Paulo terá muitas nuvens, possibilidade de garoa em pontos isolados. No entanto, não há previsão de chuvas e temporais para a região.
Alerta
A meteorologista da MetSul afirmou que a previsão do tempo para São Paulo e Rio de Janeiro para o começo do ano de 2022 é preocupante.
“Teremos vários dias de chuva na Serra do Mar e há o risco de deslizamento de terra, de encharcamento de solo. É um alerta no médio prazo, porque são vários dias de instabilidade com chuva”, explicou Estael.
Segundo a metereologista, o volume de chuva previsto para o Rio de Janeiro é mais relevante. Mas também existem riscos para São Paulo, considerando principalmente a região da Serra da Mantiqueira, que incluiu Campos do Jordão.