Réveillon 2024: veja a programação da virada nas capitais brasileiras
Capitais se preparam para a chegada de 2024, com festas de Réveillon que reúnem grandes artistas e esquema de segurança reforçado
atualizado
Compartilhar notícia
Às vésperas do Ano-Novo, as principais capitais do país estão nos preparativos finais para celebrar a chegada de 2024. Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife comemorarão o Réveillon com queima de fogos, espetáculos de drones e luzes e shows de grandes artistas.
Veja a previsão do tempo para a véspera de Ano-Novo nas capitais.
Em alguns lugares, a programação teve início durante a semana e se estende até 1º de janeiro. Para dar conta de todo o volume de participantes, entre turistas e locais, as capitais reforçam o esquema de segurança e incorporam novas tecnologias para garantir que tudo ocorra bem.
Veja como será a virada em cinco capitais brasileiras:
Brasília
A programação do Réveillon Cidade Luz 2024, em Brasília, terá eventos na Esplanada dos Ministérios (área central de Brasília), na Praça dos Orixás (Lago Paranoá), na Praça da Bíblia (Ceilândia) e no Setor Recreativo (Planaltina).
Na Esplanada, subirão ao palco nomes da música brasileira, como as duplas sertanejas Heverton e Heverson, às 19h, e Israel e Rodolffo, à 1h. O evento na área central de Brasília também contará com apresentação da cantora Naiara Azevedo, às 20h40. Já o grupo de pop rock Roupa Nova ficará responsável pelo show da virada, marcado para às 22h40.
Na Praça dos Orixás, as comemorações começam a partir das 18h, no sábado (30/12), e terão participação do grupo cultural Obará, da cantora Renata Jambeiro, da banda 7 na Roda e de Dhi Ribeiro.
São Paulo
No Réveillon da Avenida Paulista, em São Paulo, a contagem regressiva para o Ano-Novo ficará a cargo da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Também contará com shows de Zezé di Camargo, Ton Carfi, Claudia Leitte e diversas outras atrações. O evento é gratuito e marca o início das comemorações dos 470 anos da cidade de São Paulo. A capital terá programação que se estende até o Carnaval.
A estrutura foi montada entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. A Prefeitura informou que o esquema de segurança será composto por 630 policiais e 46 viaturas, 350 guardas municipais, com 81 viaturas, 22 motocicletas e 150 homens à disposição para reforçar o efetivo. Além disso, haverá a presença de 700 seguranças privados.
Na manhã de domingo (31/12), a capital também recebe a tradicional Corrida de São Silvestre, com largada prevista para as 8h, podendo ser antecipada em pelo menos 1 hora, a depender da temperatura. Cerca de 35 mil atletas estão inscritos.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a tradicional festa em Copacabana terá dois palcos: um localizado em frente ao Copacabana Palace, com shows de Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla e da escola de samba Imperatriz Leopoldinense; e o Palco Samba, montado próximo à Rua República do Peru, com apresentações de Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo e da Unidos do Viradouro.
A famosa queima de fogos contará com 10 balsas e um total de 12 minutos de duração. A virada também será acompanhada da apresentação de um orquestra sinfônica. Além disso, haverá um espetáculo feito com drones. Outros 10 pontos da capital fluminense também receberão atrações para a virada de ano.
A Polícia Militar informou que reforçará a segurança em todos os locais onde ocorrerão eventos de Réveillon. Uma novidade deste ano é que a corporação contará com o auxílio de tecnologias de videomonitoramento e reconhecimento facial para localizar veículos roubados ou furtados e identificar foragidos da Justiça.
Salvador
Em Salvador, a festa começou na quinta-feira (28/12) e vai até 1º de janeiro. O Festival Virada Salvador 2024 terá cinco dias de festa, com mais de 12 horas ininterruptas de shows em cada um. A prefeitura estima receber mais de 2 milhões de pessoas no período.
A virada será comandada pela cantora Ivete Sangalo, acompanhada de espetáculo pirotécnico. A capital baiana também receberá shows da cantora Anitta, Alok, Wesley Safadão, Léo Santana, Jorge & Mateus, Simone Mendes, Daniela Mercury e diversos outros.
Além das apresentações, o espaço, montado na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, terá rodas gigantes, camarote, vila gastronômica, feira de economia criativa com artesanato, ativações culturais, arte pop, ações de sustentabilidade e espaço para jogos.
Recife
No Recife, as festividades também começaram mais cedo, na sexta-feira (29/12), com show de drones no céu da capital pernambucana e apresentações de João Gomes e Xand Avião. A celebração ocorrerá na orla da Praia do Pina e se estenderá em todo o fim de semana. No sábado, a festa é comandada por Priscila Senna, Nattan e Ivete Sangalo. Na virada, o Réveillon terá shows de Alceu Valença, Mari Fernandez e Felipe Amorim.
Ao longo do fim de semana, outros três pontos da capital terão festas para comemorar a chegada do novo ano, com mais 45 atrações. De acordo com a Prefeitura do Recife, é esperada a participação de cerca de 350 mil pessoas. Além disso, a expectativa é de que a ocupação hoteleira chegue a 90% durante os três dias de festividades.