Reunião sobre corte de gastos com Lula inclui Tebet, Dweck e Costa
Ministros da ala econômica e política se unem a Haddad e Lula em reunião sobre corte de gastos
atualizado
Compartilhar notícia
A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também reúne as ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, do Trabalho, Luiz Marinho, da Saúde, Nísia Trindade e da Educação, Camilo Santana.
Com isso, a reunião virou um encontro ampliado com todos os ministros integrantes da Junta de Execução Orçamentária (JEO).
Passadas as eleições municipais, o governo Lula passou a ser mais pressionado a apresentar as medidas de redução das despesas. Na semana passada, sem anúncios, o mercado mostrou apreensão e a moeda norte-americana encerrou em R$ 5,87. Já nesta segunda, o temor arrefeceu e a moeda encerrou o pregão a R$ 5,78.
A pedido do presidente Lula, o ministro da Fazenda cancelou a viagem à Europa que faria nesta semana para focar a finalização da parte técnica do plano.
Mais cedo, Haddad disse que as coisas estão “muito adiantadas” do ponto de vista técnico, e o governo estará pronto nesta semana para anunciar as medidas.
O ministro evitou comentar detalhes do plano de corte de gastos e reforçou que o modelo de apresentação será decidido por Lula.