metropoles.com

Reunião de Lula com reitores é adiada para segunda

Na reunião com Lula na segunda (10/6), reitores esperam conversar sobre o Novo PAC das universidades e também sobre a greve nas federais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida de presidente Lula apontando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula apontando - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a reunião com os reitores das universidades federais e institutos federais (IFs) foi adiada para a próxima segunda-feira (10/6), de acordo com comunicado da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A postergação da reunião pode estar relacionada com a ida do petista ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (6/6), como antecipado pelo colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. No estado, o presidente deve visitar duas cidades afetadas pelas enchentes.

O encontro entre Lula e os reitores vai ocorrer logo após a polêmica na negociação de salários dos professores do ensino superior, a greve dos docentes que segue há mais de 50 dias e a paralisação dos técnicos-administrativos que dura quase 90 dias.

A presidente da Andifes e reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, afirmou que desconhece o que será tratado na reunião com o presidente, mas espera conversar sobre orçamento e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das universidades.

De acordo com ela, os reitores ainda não têm “nenhuma informação” sobre o PAC da universidades. “Esperamos também que seja abordado o tema da greve, mas gostaríamos que até lá já estivesse estabelecido um acordo entre governo e sindicatos”, Abrahão.

O governo Lula sofre pressão da área da educação superior, que constantemente reclama da falta de ações, projetos e repasses para as instituições públicas de ensino superior. Além do reajuste e da reestruturação da carreira, eles pedem que haja mais investimento nas universidades e nos IFs — sob o argumento da falta de recursos para desenvolver pesquisas e até manter os locais de ensino abertos.

Encontro com Lula e ministros em abril

Em abril, o presidente Lula e alguns ministros receberam a diretoria da Andifes para uma reunião menor e, posteriormente, foi marcado um encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do orçamento das universidades.

A reitora da UnB também informou que haveria uma reunião na semana passada com o ministro Camilo Santana (Educação), mas foi desmarcada. Mas, ela afirma que segue em contato com o ministro.

“[Santana] me ligou em 28 de dezembro dizendo que ia trabalhar para recompor aquele valor que tinha sido retirado na aprovação da Lei Orçamentária Anual. E realmente foi realizada a recomposição dos R$ 242 milhões. É muito pouco ainda. Mas foi um compromisso que o governo tinha assumido com a Andifes e cumpriu. E todos sabem que não é o suficiente”, reforçou Abrahão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?