metropoles.com

Retirar Museu Nacional da UFRJ seria ato arbitrário, diz universidade

Segundo administração da faculdade, a indissociabilidade entre as duas instituições é prevista no artigo 207 da Constituição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tania Rego/Agência Brasil
tania-rego-agencia-brasil1 museu nacional
1 de 1 tania-rego-agencia-brasil1 museu nacional - Foto: Tania Rego/Agência Brasil
Em nota divulgada na noite da sexta-feira (7/8), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se posicionou sobre a hipótese de o Museu Nacional ser retirado de sua administração. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o presidente Michel Temer estuda editar uma medida provisória para retirar o museu da alçada da universidade, depois que empresários e banqueiros demonstraram preocupação com a gestão da entidade.

“Qualquer medida dedicada a retirar da UFRJ o Museu Nacional representaria ato arbitrário e autoritário contra a autonomia universitária e a comunidade científica do país. O Museu Nacional não é uma instituição dedicada exclusivamente à guarda de acervo. Além da guarda da memória, da cultura do país e do mundo, ali se produz conhecimento, ciência de ponta reconhecida pela Capes com a nota 7, maior índice de avaliação possível para uma instituição acadêmica no Brasil”, diz a nota UFRJ.

“O Museu Nacional é uma unidade da UFRJ dedicada a ensino, pesquisa e extensão, cuja indissociabilidade é prevista no artigo 207 da Constituição Federal. O corpo altamente qualificado de docentes, pesquisadores, estudantes e servidores técnico-administrativos em educação do Museu jamais poderia se submeter a uma organização social ou qualquer outra instituição que não seja a UFRJ.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?