Resultado positivo para Covid representa 33% dos testes no Rio
No momento atual, em 100 testes realizados na cidade do Rio, em média, 33 são positivos para a Covid. Procura por testes está menor
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A taxa de positividade nos testes para identificar infectados pela Covid-19 no Rio é de 33%, o que significa que a cada 100 testes feitos, 33 são positivos para a doença. Na última segunda-feira (24/1), o número de testes realizados foi 56 mil, número menor que nas semanas anteriores, indicando queda na procura.
O número segue alto, mas não é o maior registrado neste ano no Rio. No período de pico, entre os dias 12 e 14 de janeiro, as unidades de atenção primária e centros de testagem chegaram a realizar mais de 100 mil testes por dia, com taxa de positividade que atingiu 46%.
A procura por testes, no entanto, também vem caindo, o que acaba interferindo na taxa de positividade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota, “depois das duas primeiras semanas do ano registrando aumento expressivo da procura por testagem para covid-19 , desde a semana passada, a tendência é de queda na demanda por testes”.
Desde o início do ano, com o aumento dos casos de Covid-19 devido à entrada da variante ômicron, a SMS-Rio aumentou sua capacidade de testes de antígeno em 48 vezes e realizou mais de 1,2 milhão de testes. Além das mais de 230 unidades de Atenção Primária, a Prefeitura abriu 17 centros de atendimento e testagem em diversos pontos da cidade.
De acordo com o painel Rio Covid, da Prefeitura do Rio, a cidade registrou, em 2022, 184.213 casos confirmados dos quais 640 foram considerados graves, resultando em 81 mortes. Na noite dessa terça-feira (26/1), 845 pacientes seguem internados na rede SUS e outros 56 aguardam vaga para serem transferidos de unidades pré-hospitalares. A taxa e ocupação de leitos operacionais (aqueles disponíveis, sem impedimentos) é de 96%.