metropoles.com

Resultado adiado: relembre os percalços do CNU, o “Enem dos Concursos”

Governo federal divulgou nesta quarta-feira (20/11) que os resultados não serão divulgados na quinta, conforme previa o edital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida, uma pessoa transcrevendo as repostas da prova para o gabarito e segurando um lápis amarelo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, uma pessoa transcrevendo as repostas da prova para o gabarito e segurando um lápis amarelo - Metrópoles - Foto: Reprodução

A realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, foi cheia de percalços. Houve adiamento, grande volume de ações na Justiça e confusão envolvendo a eliminação de um grupo de candidatos.

Nesta quarta-feira (20/11), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a divulgação dos resultados finais do CNU, prevista pelo edital para a quinta-feira (21/11) não vai acontecer.

O adiamento da realização da prova foi medida que causou mais transtornos aos candidatos foi o adiamento das provas por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.

As provas estavam marcadas para o dia 5 de maio, mas, inicialmente houve o adiamento sem data. No fim de julho, o governo divulgou a realização do certame no dia 18 de agosto de 2024 em 228 localidades.

O governo federal relutou por dias, mas acabou cedendo próximo ao dia da prova. Um dos argumentos que levaram a administração federal a resistir à mudança na época foi o custo, estimado em maio deste ano em R$ 50 milhões.

Do total de 2,1 milhões de inscritos, 80.348 inscrições são do Rio Grande do Sul. Com o adiamento, houve quem tivesse vindo de outro país para participar do certame e foi prejudicado com o adiamento.

Outra questão controversa do concurso foi a eliminação de candidatos que não preencheram a bolinha do cartão de respostas que identificava o tipo de gabarito. Após a supressão, houve questionamentos judiciais e a Justiça Federal determinou, no início deste mês, a reintegração de milhares de candidatos.

Os gabaritos e resultados do bloco 4 do certame chegaram a ter a divulgação suspensa. No entanto, a liminar foi suspensa pela Justiça em 8 de outubro deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?