metropoles.com

Restauração do Cristo Redentor e homenagens marcam os 456 anos do Rio

Monumento completa 90 anos e ganha série de eventos comemorativos. Praias recebem exposição de fotos e trilha é reaberta neste 1º de março

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
Cristo Redentor
1 de 1 Cristo Redentor - Foto: istock

Rio de Janeiro – No dia em que a cidade do Rio completa 456 anos, autoridades do estado e da capital se reuniram no alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, para lançar o projeto de restauração do monumento, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. O programa “Cristo 90 anos” vai preparar o monumento para o aniversário das nove décadas, comemorado no dia 12 de outubro.

Apesar de o Cristo completar nove décadas somente em outubro — com uma programação especial entre os dias 9 e 17, na Praça da Apoteose —, ao longo do ano o santuário fará algumas atividades de preparação. Em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o carioca será convidado para um mutirão de limpeza da cidade. Também estão programadas celebrações temáticas para países como Portugal e Itália, além de quermesses.

O plano de ações para conservação do monumento contempla a identificação de agentes que oferecem risco à integridade do Cristo e elaboração de projetos para o tratamento preventivo. As atividades terão como foco evitar a perda da materialidade e da forma original da escultura, além de prevenir acidentes com pessoas. A primeira etapa consiste na realização de análises e a construção de um andaime multidirecional com escada modular, para acessar o interior da escultura.

Além da restauração do Cristo Redentor, outras homenagens marcam o aniversário da Cidade Maravilhosa, como a exposição de fotografias nos postos de salvamento da orla, e entrega, no Palácio da Cidade, de medalha e diploma a 18 homenageados com a Ordem do Mérito Cultural Carioca 2020.

A mostra fotográfica estará em cena durante todo o mês de março. São 48 fotografias do Rio Antigo nos 24 postos espalhados pelas praias do Leme, na zona sul, ao Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste. A curadoria é do Instituto Moreira Salles, que cedeu as imagens de mestres como Marc Ferrez e Augusto Malta.

Reabertura de trilha

Nesta segunda, comemora-se também o Dia Mundial do Ecoturismo. E a prefeitura vai anunciar a reabertura da trilha e a restauração do Mirante do Caeté, no Parque Natural Municipal da Prainha, zona oeste do Rio. Uma das unidades municipais que mais atraem turistas, o Parque da Prainha vem passando por uma grande reestruturação. A trilha, com cerca de um quilômetro de extensão, estava fechada há dois anos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?