Resposta a calamidade une governador petista e ministros de Bolsonaro
Chuvas que voltaram a atingir a Bahia levam 66 cidades a estado de emergência e juntam na mesma mesa Rui Costa e 3 ministros bolsonaristas
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores do sul da Bahia enfrentam desde novembro deste ano chuvas muito fortes, que já causaram ao menos 17 mortes, deixaram milhares de desabrigados e bagunçaram o cotidiano de 66 cidades que decretaram estado de emergência por causa das enchentes. O tempo até havia melhorado nas últimas semanas, mas voltou a fechar neste Natal, causando uma situação de calamidade que levou ferrenhos adversários políticos a sentar na mesma mesa (ainda que de forma virtual) para buscar soluções emergenciais.
A cooperação entre governos estaduais e federal se tornou exceção em tempos de acirramento da polarização política no Brasil, mas o drama baiano convenceu o governador petista Rui Costa (foto em destaque) e o ministro da Cidadania, João Roma (que é do Republicanos e pretende se candidatar justamente ao governo da Bahia no ano que vem), a trabalharem juntos.
Uma frase do petista, dizendo que “o momento é de solidariedade e de trabalho” e que “as diferenças políticas precisam ser deixadas de lado” está publicada em um site do governo federal e os dois alinharam, junto a outros ministros de Bolsonaro, como Marcelo Queiroga (Saúde) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), respostas para os afetados.
Uma base que une órgãos estaduais e federais foi montada em Ilhéus neste sábado (25/12) e de lá estão sendo coordenadas ações de socorro com o uso de aeronaves. No local há servidores de órgãos como as polícias baianas, a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Polícia Rodoviária Federal.
O esforço tem a ajuda ainda de outros governos estaduais, como os do Espírito Santo e do Maranhão, que se prontificaram a enviar equipes e ajuda humanitária para as vítimas das enchentes.
A cooperação intergovernamental está sendo valorizada pelos envolvidos. Veja postagem do governador Rui Costa citando o adversário político João Roma:
Conversei por telefone com o ministro da Cidadania, João Roma, e com outros governadores. Quero agradecer o apoio dos governadores do Maranhão, Flávio Dino; do Espírito Santo, Renato Casagrande; e de Minas Gerais, Romeu Zema. pic.twitter.com/ukc3siKUef
— Rui Costa (@costa_rui) December 25, 2021
O ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, também usou suas redes sociais para citar um adversário (Rui Costa) sem tom de provocação. Veja:
Nesse dia de natal chuvas voltam a cair norte de Minas e principalmente no sul da Bahia,acabamos de nos reunir com gov Rui Costa,ministros João Roma e Marcelo Queiroga e nossa defesa civil,orientados pelo PR @jairbolsonaro daremos todo apoio população vitimada pelo desastre.
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) December 25, 2021
Os danos
A chuva voltou a castigar o sul da Bahia neste período de fim de ano e pelo menos 19 cidades foram novamente atingidas por fortes temporais. 66 municípios se encontram em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil da Bahia, os temporais deixaram 17 mortos e aproximadamente 3,7 mil pessoas desabrigadas.
É tanta chuva que até os peixes estão se perdendo, veja:
A quantidade de chuva que cai neste momento no Estado da Bahia é surreal… vejam que cena inusitada em pleno aeroporto de Ilhéus… pic.twitter.com/rCITmAtsmH
— FLADoutrinador🔴⚫️ (@DoutrinadorXan) December 25, 2021
Veja mais imagens da calamidade na Bahia: