metropoles.com

Resíduos de animais viram combustível sustentável para aviação

Resíduos das operações da JBS nos Estados Unidos, Canadá e Austrália foram direcionados para a produção de combustível sustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida. avião parado
1 de 1 imagem colorida. avião parado - Foto: Reprodução

Resíduos de animais estão sendo reaproveitados para a produção de combustível para aeronaves. Em dois anos, 1,2 milhão de toneladas de sebo bovino e banha de porco provenientes das operações da JBS nos Estados Unidos, Canadá e Austrália foram direcionadas para a produção de combustível sustentável para aviação, conhecido como SAF (sigla em inglês para ‘Sustainable Aviation Fuel’), e outros combustíveis renováveis.

O uso do sebo bovino para a geração de biocombustível é conhecido como ‘cowpower’.

Segundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), as emissões de dióxido de carbono (CO₂) relacionadas à aviação aumentaram em média 2,6% por ano nos últimos 25 anos, e o setor de aviação comercial responde por cerca de 5% da sobrecarga global do clima. Com isso, o SAF se apresenta como uma alternativa climática amigável ao combustível fóssil, pois pode reduzir as emissões de carbono em até 70% e pode ser usado como uma mistura de até 50% no tanque de querosene usado em aeronaves comerciais.

Para Jason Weller, CSO global da JBS, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a gestão responsável de resíduos e com a promoção da economia circular em suas operações.

“O setor de aviação foi historicamente desafiado na descarbonização, pois depende de combustível fóssil. Ao reaproveitar resíduos animais, contribuímos para o meio ambiente e ajudamos este setor crítico em seu processo de descarbonização”, afirma.

Iniciativa no Brasil

No Brasil, a Friboi iniciou estudos para testar a viabilidade de fornecer resíduos animais para a produção de combustível de aviação. Já a Biopower, também da JBS, avalia a viabilidade de produção de combustível renovável para navios, como opção ao bunker oil, combustível fóssil predominantemente utilizado pelas embarcações marítimas.

A Biopower é uma das maiores produtoras brasileiras de biodiesel a partir de resíduos orgânicos do processamento de bovinos – uma alternativa para emitir 80% menos gás carbônico em comparação ao diesel fóssil. A empresa possui plantas em operação nas cidades de Mafra (SC), Lins (SP) e Campo Verde (MT).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?