metropoles.com

Resgate em clínica de reprodução humana recupera material utilizável

Clínica foi abandonada por médico foragido. Óvulos e embriões congelados foram recuperados e podem ser utilizados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
imagem colorida mostra médico nigeriano tosyn lopes - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra médico nigeriano tosyn lopes - Metrópoles - Foto: Reprodução

Pacientes que se consultavam com o médico nigeriano Tosyn Lopes, sócio da clínica de reprodução humana Shiloh, realizaram uma operação para resgatar o material abandonado no local, em Tatuapé, zona leste de São Paulo. O homem está foragido, e é investigado por aplicar golpes milionários na seguradora SulAmérica.

Ao Fantástico a presidente da ONG Gestar, Vanessa Jost, relatou o que foi encontrado no local. O grupo representa 35 pacientes que se consultavam com Oluwatosin Tolulope Ajidahun, conhecido como Dr Tosyn no Brasil.

“Encontramos um imóvel realmente abandonado, com animais, baratas pelo chão e sem nenhum móvel no andar de baixo. Quando nós subimos, encontramos três tanques: um vazio, que era um tanque de reposição de nitrogênio, e dois com material congelado”, relembrou.

Havia dúvidas sobre a viabilidade do material genético colhido, que incluía óvulos e embriões congelados. A viabilidade foi confirmada após testes feitos em outra clínica da cidade.

A ONG encontrou materiais genéticos de 63 das 103 pessoas que estavam na lista de pacientes. Não se sabe onde está o restante.

Entenda o caso

Em janeiro, Tosyn teve a prisão decretada em razão de um suposto esquema de pedidos de reembolsos falsos e superfaturados em nome de funcionários, o que causou prejuízo de R$ 2,9 milhões somente a uma das operadoras.

Tosyn foi monitorado duas vezes por policiais quando tentava sair do país e ir à Nigéria em meio às investigações. Em ambas as vezes, foi barrado no aeroporto. Depois, sumiu. A polícia desconhece o paradeiro dele.

Histórias contadas ao Metrópoles por mulheres que procuraram a clínica com o sonho de ter filhos mostram que as pacientes também eram submetidas ao esquema de fraudes.

Elas narram casos de negligência médica que afetaram em cheio a saúde e colocaram suas vidas em risco. Até mesmo o “sumiço” de óvulos que o médico diz ter identificado no corpo dessas mulheres está sob suspeita.

Fraude, sumiço de óvulos e aborto: mulheres denunciam médico foragido

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?