metropoles.com

Reservatórios atingem 50% de armazenamento com volta das chuvas

Em setembro, durante estiagem, os reservatórios das usinas hidrelétricas chegaram a 43,69% de armazenamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rony Ramos/Eletronorte
Foto colorida de Usina Hidrelética - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Usina Hidrelética - Metrópoles - Foto: Rony Ramos/Eletronorte

Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas (UHE) do Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançaram, nesta sexta-feira (27/12), a marca de 50% de armazenamento após o retorno das chuvas. Em setembro, durante o pior período de estiagem registrado na história, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice chegou a 43,69%.

Em 2024, os reservatórios da Região Norte precisaram reservar água por causa da escassez no Rio Xingu. “Um país que detém 12% de toda a água doce do planeta não pode deixar de ter políticas públicas que se atenham ao correto manejo de seus reservatórios hidrelétricos. Temos trabalhado todos os dias para garantirmos que o Brasil não apenas elimine a pobreza energética, mas para que essa energia tenha qualidade e seja confiável”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Em março, o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) também precisou restringir a vazão defluente nos reservatórios das UHE Jupiá, no estado de Mato Grosso do Sul, e Porto Primavera, em São Paulo. A iniciativa garantiu até 11% de água nos reservatórios das regiões Sudeste e Centro Oeste, que concentram 70% da capacidade de armazenar energia elétrica no país.

“O Brasil tem batido recordes na geração de energia eólica e solar, e o uso dessas matrizes renováveis impacta diretamente nesse resultado positivo que temos conseguido nos reservatórios. Para 2025 adotaremos essa e outras medidas que garantam o abastecimento de energia elétrica e outros usos de água para todas as brasileiras e brasileiros”, prometeu Silveira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?