metropoles.com

Republicanos oficializa Motta candidato à sucessão de Lira nesta 3ª

Reunião para oficializar candidatura foi marcada na sede nacional do partido para às 11h30 de terça-feira (29/10), em Brasília (DF)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Hugo Motta
1 de 1 Hugo Motta - Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O partido Republicanos vai oficializar a candidatura do deputado Hugo Motta (PB) à presidência da Câmara nesta terça-feira (29/10), às 11h30 (horário de Brasília), na sede do partido, na capital federal. A legenda tem 44 deputados.

O evento deve reunir diferentes autoridades e toda a bancada do partido. Motta é o candidato que tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para sucedê-lo. Nesta semana, o deputado paraibano começa a se reunir com as bancadas partidárias em busca de apoio.

Lira escolheu Motta como candidato à sucessão que receberá seu apoio por enxergá-lo como nome capaz de atrair maior consenso entre as diferentes alas da Câmara. Há ainda dois outros candidatos na disputa: Elmar Nascimento (União Brasil-BA), antes favorito e que foi preterido por Lira, e Antonio Brito (PSD-BA).

Elmar e Brito se aliaram para fazer oposição ao candidato do presidente da Câmara e buscam votos para enfraquecer Motta.

Como mostrou o Metrópoles, Lira ainda avalia qual meio utilizar e quando deve formalizar publicamente seu apoio ao líder do Republicanos na Câmara. O presidente da Câmara anunciou em setembro para líderes partidários que seu candidato é Motta.

Candidatura de consenso cada vez mais distante

Na semana passada, Lira voltou a afirmar que acredita na possibilidade da construção de um nome de consenso na Câmara, mas que, se isso não se ocorrer, a maioria que vencer será respeitada.

“Nós vamos chegar, eu penso, num entendimento. Se não chegar, vamos ter o que é salutar na política, a maioria vence e a maioria vai ser respeitada”, declarou.

Aliados de Elmar e Brito sempre trataram a ideia de candidatura única como uma “utopia” de Lira. Com a proximidade da eleição da Mesa Diretora e nenhum recuo dos candidatos, a possibilidade de um entendimento fica cada vez mais remoto.

Um dos exemplos de como a divisão afeta os trabalhos da Câmara e exemplifica a dificuldade de um consenso é a reunião de líderes, evento tradicional nas semanas em que há sessões, que não tem sido realizada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?