metropoles.com

Representantes da Saúde não vão à reunião sobre falta de kit intubação

Nenhum nome da Pasta ministerial compareceu à audiência pública na Câmara sobre a falta de medicamentos necessários para intubação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
UTI
1 de 1 UTI - Foto: null

Em meio à crise pela falta de medicamentos para intubação de pacientes com Covid-19, a Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o enfrentamento à pandemia realizou, nesta terça-feira (23/3), audiência para debater o assunto. O Ministério da Saúde, no entanto, não enviou representantes para a reunião. A ausência de um integrante da pasta ministerial foi intensamente criticada pelos demais participantes.

A audiência pública foi convocada após diversos estados relatarem ao governo federal que o aumento no número de internações causadas pela doença no início deste ano levaram à redução nos estoques de anestésicos utilizados no processo de intubação de pacientes graves.

“É lamentável que nós façamos uma reunião em um momento como esse sem um representante sequer do ministério. Temos um ministro demitido que está no cargo e um escolhido que não consegue assumir depois de oito dias. Isso é uma tragédia também para o povo brasileiro”, criticou Marcelo Ramos (PL-AM), primeiro-vice-presidente da Câmara.

Marco Aurélio Ferreira, diretor de relações governamentais da Associação Nacional de Hospitais Privados, cobrou orientação. “Precisamos que o poder Legislativo nos ajude, nos oriente. Precisamos encontrar soluções e seria bom que alguém do Ministério da Saúde estivesse aqui com a gente para explica o que pretendem fazer”, disse.

O presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Mirócles Veras, criticou a atuação da pasta e a falta de informações. “Encaminhamos ao Ministério um alerta há 10 dias, mas, infelizmente, não tivemos nem a resposta do ofício. Ligamos e não conseguimos falar com os secretários para que dessem uma resposta às instituições. Hoje, em uma comissão de tanta importância, temos a ausência do Ministério da Saúde”, afirmou.

A reportagem entrou com contanto com a Pasta, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?