Após corte na Selic, Haddad posta: “Estamos na direção certa”
Ministro Fernando Haddad elogiou o corte na taxa básica de juros, que passa de 13,75% para 13,25% ao ano, após decisão do Copom nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou o corte de juros da Selic, a taxa de juros básicos do país, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), nesta quarta-feira (2/8).
Em seu perfil no Twitter, o ministro da Fazenda disse que o corte de 0,50 pontos percentuais sinaliza que a economia do país está na “direção certa”.
O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), reduziu em 0,50 ponto porcentual os juros básicos do país, a Selic, nesta quarta-feira (2/8). Com isso, a nova taxa passa de 13,75% para 13,25% ao ano. Esse foi o primeiro corte de juros promovido pelo órgão desde agosto de 2020, há três anos, portanto.
A redução ficou acima das projeções dos agentes econômicos. Foi isso o que mostrou uma pesquisa com 112 integrantes do mercado financeiro, realizada pela corretora independente BGC Liquidez, divulgada nesta quarta pelo Metrópoles.
Do total de entrevistados, 59% previam um recuo de 0,25 ponto porcentual da Selic. Outros 39% acreditavam numa queda de 0,50 ponto percentual.
Em novembro de 1997, ou seja, há quase 26 anos, os juros básicos atingiram 1% no Brasil. Desde então, o ponto mais baixo foi alcançado em agosto de 2020, quando eles foram fixados em 2% ao ano. A taxa ficou nesse patamar até março de 2021, já em plena pandemia, quando começou a subir.