metropoles.com

Repatriação: 494 brasileiros foram retirados de Israel até o momento

Governo brasileiro também negocia saída de brasileiros da Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno caminha proximo ao avião da FAB - metrópoles
1 de 1 Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno caminha proximo ao avião da FAB - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Até o momento, 494 brasileiros foram retirados de Israel pela operação Voltando em Paz, conduzida pela Força Aérea Brasileira (FAB). Dois voos já pousaram no Brasil.

O primeiro avião, um KC-30, com 211 brasileiros, chegou à Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11/10). A segunda aeronave — da mesma configuração — chegou nesta quinta (12) no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com 214 passageiros.

O terceiro avião, um KC-390 Millennium, está a caminho do Brasil com 69 brasileiros. A previsão é de chegada na sexta (13), no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Este grupo, de acordo com o governo brasileiro, inclui duas gestantes. “Do total de 69 embarcados, 29 têm como destino final a cidade de São Paulo, nove vão para o Rio de Janeiro, outros nove para Belo Horizonte, cinco para Recife, quatro para Goiânia, quatro para Porto Alegre, dois para Vitória, um para Uberlândia (MG) e um para Cuiabá”, informou o Palácio do Planalto.

Avião presidencial tenta chegar a Gaza

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou na tarde desta quinta-feira (12) fará uma parada em Roma, na Itália, onde vai aguardar a autorização para ir ao Egito resgatar um grupo de brasileiros presos na Faixa de Gaza. Esta é a primeira aeronave brasileira – cedida pela Presidência da República – que partiu rumo ao Cairo e não a Tel Aviv, em Israel, desde o início do conflito com o Hamas.

A informação sinaliza um avanço nas negociações entre o governo brasileiro e o egípcio, que estão em diálogo na tentativa de retirar os brasileiros presos no epicentro da zona de conflito, a região controlada pelo Hamas. Esta sexta aeronave foi acionada em caráter de emergência e decolou às 16h30 da Base Aérea de Brasília.

O avião é um modelo VC-2 (Embraer 190) usado pela Presidência da República e tem capacidade para 40 pessoas. A aeronave tem chegada prevista em Roma às 6h desta sexta (13) após parada técnica para abastecimento em Cabo Verde, na África.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?