metropoles.com

Reoneração do diesel começa dia 1º de janeiro, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirmou que imposto do diesel voltará a ser cobrado. Entretanto, redução do preço pela Petrobras será maior, diz Haddad

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Carro abastecendo - Metrópoles
1 de 1 Carro abastecendo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a reoneração do diesel começa a valer no dia 1º de janeiro de 2024. No entanto, garantiu que isso não vai significar aumento, pois o imposto será compensado com a mais recente redução do preço do combustível, anunciada pela Petrobras nesta terça-feira (26/12).

Segundo Haddad, o impacto da reoneração é de pouco mais de 30 centavos. A última redução anunciada pela Petrobras foi de 30 centavos. No começo do mês, em 7 de dezembro, houve diminuição de 27 centavos por litro.

O titular da Fazenda comentou o assunto quando saía do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), depois de reunião com o ministro Geraldo Alckmin, na tarde desta terça.

“Na verdade, a Petrobras hoje anunciou o segundo corte no mês de dezembro, que mais do que compensa a reoneração de 1º de janeiro. Isso é importante para todo mundo ficar atento, porque se vier argumento de aumento do preço, não tem nada a ver. Não há nenhuma razão para impacto do Diesel”, explicou Haddad.

Depreciação acelerada

Além da reoneração do diesel, Haddad se reuniu com Alckmin para tratar sobre o programa que será lançado nesta semana para depreciação acelerada, que é o abatimento da depreciação no imposto de renda de forma mais acelerada do que a legislação prevê atualmente.

Na prática, isso significa aumentar a rapidez do desconto no imposto de renda de investimentos realizados em máquinas na indústria.

“Isso fortalece muito a atualização do equipamento. Os empresários vão ter um estímulo a mais para adquirir máquinas mais modernas para aumentar a produtividade da economia”, frisou Haddad.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?