metropoles.com

Renan Calheiros diz não ser recomendável encontrar com Jair Bolsonaro

O relator da CPI da Covid disse que está aberto a ouvir interlocutores do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Relator da CPI da COVID, Renan Calheiros, após primeira reunião da Comissão 5
1 de 1 Relator da CPI da COVID, Renan Calheiros, após primeira reunião da Comissão 5 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), disse estar aberto ao diálogo com interlocutores do governo.

A abertura ao diálogo ocorre após a ligação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao governador de Alagoas, Renan Filho, e do encontro do mandatário do país com o ex-presidente José Sarney.

Apesar disso, o emedebista diz que não é recomendável se encontrar com o chefe do Executivo nacional.

“Da mesma forma que não é recomendável eu me encontrar com o ex-presidente Lula, também não é recomendável um encontro com o presidente Bolsonaro. Como relator, tenho que manter a isenção”, frisou Calheiros.

Embora o relator tenha aberto caminhos a interlocutores do governo federal, colocou uma condição. “Recebo com prazer qualquer interlocutor do governo, menos Onyx Lorenzoni”, disse Renan.

Lorenzoni briga com o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, pela liderança da coordenação do governo na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. Além disso, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência apoiou Davi Alcolumbre na disputa contra Renan pela presidência do Senado em 2019.

Calheiros acredita que o governo agiu estrategicamente, por meio do ministro da Justiça, Anderson Torres, ao sugerir a investigação de governadores no que tange as ações dos mandatários quanto à pandemia.

“O jogo deles é levar as investigações para os estados. O ministro da Justiça está se autoconvocando, porque quer usar a PF como polícia política”, assinalou o relator.

Tal atitude foi vista como ameaça indireta aos trabalhos da comissão, que agora estuda convocar o ministro para explicar a fala.

Com início nesta semana, a CPI ouvirá o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os ex-ministros que passaram pela pasta Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello. O diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, também prestará depoimento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?