metropoles.com

Remédios de intubação de hospitais privados podem acabar em 48h

O estoque atual de remédios para intubação varia de 4 a 19 dias. O Ministério da Saúde requisitou na quarta-feira estoques da indústria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Equipamentos de UTI, com rocurônio e fentanil, dois dos medicamentos em falta e com alta elevação de preço no brasil
1 de 1 Equipamentos de UTI, com rocurônio e fentanil, dois dos medicamentos em falta e com alta elevação de preço no brasil - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) declarou, em carta aberta, que as requisições do governo federal feitas à indústria para aquisição de remédios do “kit intubação” estão desorganizando os estoques das unidades particulares de saúde.

A situação é tão grave que em algumas instituições, segundo a entidade, os medicamentos usados no atendimento a pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, podem se esgotar em quatro dias.

“A situação é crítica e, se medidas urgentes não forem tomadas em âmbito nacional, mais pacientes morrerão”, frisa trecho do texto.

Levantamento realizado pela associação revela que em 18 de março a escassez de medicamentos essenciais, especialmente os sedativos necessários para intubação, já estavam com baixo estoque. Entre os exemplos então o propofol e o cisatracurio, que durariam apenas 48 horas.

“Há um ano, o Brasil tem se mobilizado para o enfrentamento da Covid-19. A saúde, sem dúvida, é um dos setores mais afetados pela pandemia, e tem se deparado com vários desafios importantes”, ressalta o documento.

A carta completa. “Um dos mais graves, neste momento, é a iminente escassez de medicamentos necessários para atendimento aos pacientes graves acometidos pela Covid-19, bem como a requisição desses medicamentos pelas secretarias municipais de saúde e pelo Ministério da Saúde”, finaliza o texto.

Estoque atual médio nas unidades privadas da Anahp

  • Propofol – 4 dias
  • Cisatracurio – 4 dias
  • Atracúrio – 4 dias
  • Rocuronio – 9 dias
  • Midazolam – 14 dias
  • Fenatanila – 19 dias

O Ministério da Saúde requisitou na quarta-feira (17/3), estoques da indústria de medicamentos para suprir a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) diante da alta nas internações em todas as regiões do país.

A requisição diz respeito a sedativos, analgésicos e bloqueadores musculares usados para intubar pacientes. Para a Anahp, a decisão do ministério afeta recursos que já tinham sido contratados e ameaça também a rede particular.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?