Papa Francisco envia carta a casal gay por batismo dos filhos
Toni Reis conta que ele e o marido, David Harrad, mandaram fotos e certificados ao Vaticano, mas não esperavam resposta do pontífice
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de batizar os três filhos em uma igreja católica de Curitiba, no Paraná, o casal Toni Reis e David Harrad recebeu uma carta de felicitações do Papa Francisco.
“O Papa Francisco lhe deseja felicidades, invocando para a sua família a abundância das graças divinas, a fim de viverem constante e fielmente a condição de cristãos”, diz o documento, assinado pelo assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Monsenhor Paolo Borgia.
A cerimônia ocorreu em abril e, dois meses depois, o casal enviou fotos e os certificados de batismo para o pontífice, mas não esperava uma resposta.
Ele acrescentou que foram a quatro igrejas da capital paranaense, mas o batismo era negado. A cerimônia só foi possível depois que falaram com o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, que disse um “sim” imediato.
Reis diz que as palavras que mais chamaram a atenção deles na carta foram “felicidade” e “família”. “Um documento do Estado do Vaticano reconhecendo a gente como família é muito importante. O Papa deve receber muitas cartas, mas essa foi para nós e é oficial”, comemorou.
Os filhos deles, Alyson, de 16 anos, Jéssica, de 14, e Filipe, de 12, ficaram “super felizes e adoraram a foto autografada do Papa”, enviada junto com a carta. Agora, Reis vai fazer uma cópia colorida do documento e colocar em um quadro, que será “inaugurado” no Dia dos Pais em um almoço especial em família. A carta original ficará muito bem guardada.
“Isso tem um simbolismo muito grande emocionalmente. Nesses tempos de fundamentalismo, o Papa falar isso pra gente nos conforta. Estamos felizes e realizados.”