metropoles.com

Papa cria arquidiocese e e nomeia mais dois bispos na Amazônia

Esses novos religiosos vão responder por uma área de 375 mil km², que tem apenas 15 paróquias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Vaticano
Papa-francisco-2
1 de 1 Papa-francisco-2 - Foto: Reprodução/TV Vaticano

Na primeira decisão para a região após o Sínodo para a Amazônia, o papa Francisco definiu nessa quarta-feira (06/11/2019) a criação de mais um arcebispo e dois bispos. Esses novos bispos vão responder por uma área de 375 mil km², que tem apenas 15 paróquias.

Na prática, foi reestruturada a Província Eclesiástica de Belém do Pará, suprimindo uma prelazia, que se tornou a Arquidiocese de Santarém. E foram criadas duas novas divisões: a diocese de Xingu-Altamira e a prelazia territorial do Alto Xingu-Tucumã, que também terá um bispo.

Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém (Brasil), definindo na prática um arcebispado, que terá ligação com a Diocese de Óbidos, a prelazia territorial de Itaituba e as novas circunscrições de Xingu-Altamira e Alto Xingu-Tucumã. Como primeiro arcebispo metropolitano de Santarém foi nomeado dom Irineu Roman, então bispo auxiliar de Belém do Pará.

Ele é o atual secretário do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em carta divulgada nessa quarta, ele informou que foi informado pelo papa da mudança durante o sínodo.

Dom João Muniz Alves passa a ser o primeiro bispo da nova Diocese de Xingu-Altamira, uma área com 247 mil quilômetros quadrados, 10 paróquias e 24 sacerdotes, com 250 mil católicos. Já o bispo nomeado para Xingu-Tacumã foi o padre espanhol Jesús María López Mauléon, atualmente na Arquidiocese de Fortaleza. Ele responderá por uma área de 128.291 quilômetros quadrados, com 5 paróquias e 10 sacerdotes para atender 130 mil católicos.

Igreja fez sínodo sobre a floresta
Em outubro, o Vaticano realizou o Sínodo dos Bispos com o tema “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O evento também mobilizou comunidades católicas no Brasil, que discutiram estratégias para conter a atual crise climática, acolher os povos imigrantes, respeitas os saberes das populações locais, reduzir a produção de lixo, entre outros temas ligados ao Sínodo.

Foram três semanas de debate no Vaticano. No encerramento, o papa Francisco anunciou a criação de órgão dentro da Santa Sé dedicado exclusivamente aos cuidados com a Amazônia.

No relatório final, os padres sinodais apresentaram ao papa propostas que vão desde a conceituação do que é pecado ecológico até a maior participação das mulheres na liturgia católica. O item mais polêmico, no entanto, foi a proposta de, em casos específicos e de acordo com a necessidade, homens casados possam ser ordenados padres – sendo dispensados, portanto, do celibato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?