Na mensagem de Natal, papa Francisco sugere “amor à pequenez”
Para pontífice, a “pequenez” representa a humildade e todos os valores que Jesus Cristo deixou
atualizado
Compartilhar notícia
O líder da Igreja Católica, papa Francisco, convocou os fiéis durante a celebração da Missa do Galo, nesta véspera de Natal, a “amar a pequenez”. A cerimônia aconteceu na Basílica de São Pedro, em Roma.
“Eis a mensagem: Deus não cavalga a grandeza, mas desce na pequenez. A pequenez é a estrada que escolheu para chegar até nós”, disse o pontífice durante a solenidade religiosa, segundo o Vatican News.
A tradicional celebração contou com a presença de cerca de 2 mil fiéis, que respeitaram as medidas restritivas contra a Covid-19.
“É o desafio de Natal: Deus revela-se, mas os homens não o compreendem. Faz-se pequeno aos olhos do mundo… e nós continuamos a procurar a grandeza segundo o mundo, talvez até em nome Dele. Deus abaixa-se… e nós queremos subir para o pedestal. O Altíssimo indica a humildade… e nós pretendemos sobressair”, disse a autoridade religiosa.
Para o pontífice, a “pequenez” representa a humildade e todos os valores que Jesus Cristo deixou. Na mensagem, o líder ensina que Deus quer vir “às pequenas coisas da vida”.
“Deus vai à procura dos pastores, dos invisíveis… nós buscamos visibilidade. Jesus nasce para servir… e nós passamos os anos atrás do sucesso. Deus não busca força nem poder; pede ternura e pequenez interior”, completou o pontífice.
Mensagem aos países
O papa Francisco também se dirigiu a alguns países, em especial aos da América. “Prevaleçam os valores da solidariedade, a reconciliação e convivência pacífica, por meio do diálogo, do respeito mútuo e do reconhecimento dos direitos e valores culturais de todos os seres humanos”, disse o religioso às nações.
Acerca da Covid-19 e de outras situações de crise sanitária, o papa foi enfático nas “soluções mais adequadas para superar a crise sanitária e as suas consequências”: