metropoles.com

CNBB critica decreto das armas de Bolsonaro: “Não matarás”

Em mensagem ao povo brasileiro, entidade diz que “verdadeiro discípulo de Jesus” terá no amor e no diálogo via eficaz contra a violência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ CNBB
CNBB
1 de 1 CNBB - Foto: Divulgação/ CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma “mensagem ao povo brasileiro“, durante a 57ª Assembleia Geral. No documento, os bispos alertam o país sobre o aumento das desigualdades sociais, “tornando os ricos mais ricos e pobres cada vez mais pobres”.

O documento liberado pela CNBB critica fortemente o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), que flexibiliza o porte de armas de fogo para um conjunto de profissionais. Entre os beneficiados estão advogados, caminhoneiros, conselheiros tutelares, jornalistas e políticos eleitos.

“O verdadeiro discípulo de Jesus terá sempre no amor, no diálogo e na reconciliação a via eficaz para responder à violência e à falta de segurança, inspirado no mandamento ‘Não matarás’ e não em projetos que flexibilizem a posse e o porte de armas”, diz um trecho do documento.

Violência
Os bispos chamam a atenção para os “níveis insuportáveis” de violência. “Aos nossos ouvidos de pastores chega o choro das mães que enterram seus filhos jovens assassinados, das famílias que perdem seus entes queridos e de todas as vítimas de um sistema que instrumentaliza e desumaniza as pessoas, dominadas pela indiferença”, cita o documento.

O episcopado menciona os problemas do feminicídio, do “submundo” das prisões e da criminalização dos defensores dos Direitos Humanos.

A nota chama a atenção para o crescente desemprego instalado no Brasil, “outra chaga social, ao ultrapassar o patamar de 13 milhões de brasileiros, somados aos 28 milhões de subutilizados”. Segundo o episcopado, é necessário preservar os direitos dos trabalhadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?