metropoles.com

Campanha da Fraternidade pede saneamento básico para famílias brasileiras

A cerimônia de abertura ocorre às 10h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CNBB/Divulgação
campanha da fraternidade 2016
1 de 1 campanha da fraternidade 2016 - Foto: CNBB/Divulgação

A Campanha da Fraternidade Ecumênica foi lançada nesta quarta-feira (10/2) com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. O foco será no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. A cerimônia de abertura ocorre às 10h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), em Brasília.

De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), mesmo entre as maiores economias do mundo, o Brasil possui mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo.

“O objetivo, portanto, da Campanha da Fraternidade Ecumênica é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas, sobretudo os últimos e os pequenos, a partir da nossa fé, para favorecer políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da casa comum que é a natureza, a terra onde nós vivemos”, acrescenta o bispo Francisco Biasin.

Memória
A primeira Campanha da Fraternidade Ecumênica foi realizada em 2000, com o tema “Dignidade humana e paz” e lema “Novo milênio sem exclusões”. A segunda, em 2005, abordou “Solidariedade e Paz” e “Felizes os que promovem a paz”. A Campanha de 2010 tratou da “Economia e Vida”, a partir do lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Para dom Sergio da Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Brasília e presidente da CNBB, para que a empreitada alcance bons resultados, é preciso a participação de toda comunidade eclesial: “A realização de uma Campanha da Fraternidade bem sucedida e frutuosa requer um envolvimento de toda a arquidiocese, por isso, o seu planejamento adquire uma grande importância no âmbito da ação pastoral”.

Quarta-Feira de Cinzas
O lançamento também será lembrado às 19h30, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, durante a Celebração da Imposição das Cinzas, que tem um grande significado para os cristãos, pois marca o inicio da Quaresma, tempo de preparação, oração e penitência para a Páscoa. Com informações da CNBB e Arquidiocese de Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?