Brasileiro descobre homem nu e Santo Sudário em pintura de Da Vinci
Ritratto di Lecco é uma obra inacabada que supostamente se trata do rosto de Jesus Cristo
atualizado
Compartilhar notícia
O pesquisador Átila Soares da Costa Filho divulgou, nesta semana, um estudo aprofundado da pintura Ritratto di Lecco, originalmente batizado de Cristo di Lecco, do artista Leonardo Da Vinci. Em artigo publicado, o brasileiro revelou três elementos curiosos presentes da obra inacabada do italiano, morto em 1519.
Medindo 24 x 16,8 cm e com 00,2 cm de espessura, o desenho em papel mostra um homem de cabelos e barbas longos — uma figura muito semelhante à de Jesus Cristo. Baseado em uma série de exames tecnológicos, Soares conseguiu identificar três elementos em meio à pintura: uma serpente, um homem nu e o Santo Sudário.
A cobra é notável na barba do personagem e, conforme Soares, estaria localizada na região, e em tamanho mínimo, a fim de mostrar a magnitude de Jesus diante de Satanás. O pesquisador também observou que o rosto do suposto filho de Deus no desenho é “quase etéreo” e, por isso, trata-se de um Jesus “espectral”.
No cabelo do esboço, Soares também identificou um homem nu, que estaria modelando o Sudário na cabeça de Cristo. O formato só é visível, porém, de cabeça para baixo.
Rosto da Virgem Maria
Átila Soares surpreendeu a comunidade teológica recentemente ao revelar como seria o rosto da Virgem Maria, mãe de Deus. O pesquisador a ilustrou como adolescente e mulher, e o resultado foi surpreendente.