metropoles.com

Relembre as idas e vindas do ex-deputado Daniel Silveira com a Justiça

Ex-deputado federal retorna à prisão por ter descumprido medidas cautelares impostas como condição para sua liberdade condicional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Daniel silveira preso
1 de 1 Daniel silveira preso - Foto: Reprodução

O ex-deputado federal Daniel Silveira, que estava sob regime de liberdade condicional concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na última sexta-feira (20/12), retorna à prisão nesta terça-feira (24/14), véspera de Natal, como foi antecipado pelo Metrópoles, na coluna do Igor Gadelha.

Ele teria descumprido medidas judiciais cauletares, como o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais, condições para sua soltura, e volta à cadeia por ordem do próprio Moraes.

É mais um episódio que vem se somar às idas e vindas do ex-parlamentar com a Justiça. Silveira foi condenado pelo STF em abril de 2022, por ampla maioria (10 votos a 1), a 8 anos e nove meses de prisão em regime fechado e ao pagamento de multa de R$ 192,5 mil pelo crime de tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer Poder da União ou dos estados e de coação no curso do processo. Ele também se tornou inelegível por 8 anos.

No entanto, no mesmo mês, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou decreto que deu indulto ao ex-deputado. Bolsonaro justificou: “A prerrogativa presidencial para concessão de indulto individual é medida fundamental à manutenção do Estado democrático de direito” e que “a liberdade de expressão é pilar essencial da sociedade em todas as suas manifestações”.

“Fica concedida graça constitucional a Daniel Lúcio da Silveira, deputado federal condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 20 de abril de 2022 no âmbito da Ação Penal nº 1.044 a pena de oito anos e nove meses de reclusão em regime inicial fechado”, destacou Bolsonaro.

Em fevereiro de 2023, após deixar o mandato, Silveira foi preso cautelarmente por descumprir regras da detenção domiciliar e fazer novos ataques ao Supremo.

O caso de Silveira teve nova reviravolta ainda em 2023, quando o STF derrubou a validade do indulto. Por votos 8 votos a 2, a Corte entendeu que o decreto era inconstitucional por desvio de finalidade de Bolsonaro para beneficiar Silveira.

Com a decisão, ficou restabelecida a condenação do político pelo STF a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo a que responde por ataques à Corte.

O ministro Alexandre de Moraes decidiu, então, determinar a execução imediata da condenação do ex-deputado a oito anos e nove meses de prisão.

Semiaberto

Em outubro deste ano, após 1 ano e 7 meses em regime fechado, Silveira foi transferido de um presídio para a Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, na Baixada Fluminense.

Após decisão de Moraes, foi determinada a progressão de pena do ex-deputado federal Daniel Silveira para o semiaberto, atendendo a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão foi tomada com base em relatórios da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, que indicaram que Silveira cumpre os requisitos legais para essa mudança de regime. O ministro entendeu que Silveira teve bom comportamento e cumpriu parte da condenação e, por isso, cumpre os critérios para a progressão da pena.

Natal na cadeia

A progressão para o semiaberto foi recomendada após a análise das condições subjetivas do réu, como destacou o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand Filho. Ele afirmou que, uma vez constatado o cumprimento dos critérios, a concessão do benefício torna-se obrigatória.

Um laudo psicológico apontou que Silveira demonstrou reconhecimento de seus comportamentos inadequados e afirmou que não deveria ter incitado a violência. Além disso, o documento ressaltou a ausência de “manifestações de agressividade” por parte do ex-deputado durante seu tempo na prisão.

Após quatro dias de liberdade condicional, Daniel Silveira descumpre as medidas cautelares impostas por Moraes. Como resultado, vai passar o Natal na cadeia.

Com informações da Agência Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?