metropoles.com

Relatório da tributária muda imposto seletivo sobre minério de ferro

Inicialmente previsto em 1%, tributo agora será de 0,25, atendendo parcialmente a demanda do setor, que queria item fora do imposto

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/PX Here
Imagem colorida de minério de ferro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de minério de ferro - Metrópoles - Foto: Reprodução/PX Here

O setor de minério de ferro foi atendido parcialmente na reclamação sobre o imposto seletivo no relatório final do grupo de trabalho (GT) do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024. O GT reduziu de 1% para 0,25% a incidência do imposto sobre o produto.

O novo tributo a ser criado, conhecido como “imposto do pecado”,  vai incidir sobre produtos que afetam a saúde humana e o meio ambiente. Entre a lista de itens a serem tributados estão jogos de azar e as apostas esportivas, além de bebidas alcoólicas e açucaradas e veículos elétricos, por exemplo.

O setor argumenta que a incidência do imposto seletivo sobre o minério pode prejudicar a balança comercial brasileira. Na avaliação do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a mineração é uma atividade vital para o país e colocar o “imposto do pecado” neste setor pode reduzir a competitividade do Brasil no mercado internacional.

Como mostrou o Metrópoles, o debate da reforma tributária se transformou em um dos temas centrais de Brasília e motivou embates técnicos que podem gerar impactos de milhões de reais. É nesse cenário que associações e empresas de diferentes segmentos entraram em uma corrida de lobby, com várias reuniões, ligações e notas de manifestações sobre pontos da regulamentação do texto.

Setores de automóveis, combustíveis, alimentos e até equipamentos de saúde, por exemplo, buscaram espaço nas discussões para que o projeto final contemple seus interesses. E devem manter a pressão sobre os deputados até os minutos finais da votação do projeto no plenário da Casa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?