metropoles.com

Relatório da ONU mostra que Brasil tem 21 milhões de pessoas com fome

Segundo dados da ONU, entre 2014 e 2022 o Brasil saltou de 4 milhões para 21,1 milhões de pessoas com fome

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
fila da fome em goiânia, goiás
1 de 1 fila da fome em goiânia, goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Organização das Nações Unidas (ONU) publicou, nesta quarta-feira (12/7), dados sobre a insegurança alimentar da população brasileira. O estudo mostrou que, de 2014 e 2016, o número de pessoas em situação de vulnerabilidade era 4 milhões (1,9% da população) e, agora, cresceu para 21,1 milhões (9,9%), de 2020 a 2022.

Além disso, 70,3 milhões de brasileiros não têm acesso à alimentação, em um quadro de insegurança alimentar (quando não há acesso físico, econômico e social a alimentos de forma a satisfazer as necessidades de uma pessoa) considerada moderada ou severa.

Já a fome absoluta (quando não há o que comer) apresenta números melhores do que há 20 anos. Entre 2004 e 2006, essa taxa entre a população brasileira era de 6,5%. Entre 2020 e 2022, ela ficou em 4,7%. Isso significa que a população brasileira em condição de fome absoluta passou de 12,1 milhões de pessoas para 10,1 milhões.

A pesquisa foi divulgada nesta quarta pela ONU, Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

No mundo, mais de 122 milhões de indivíduos foram empurrados para a fome desde 2019. Atualmente, cerca de 735 milhões estão em situação de insegurança alimentar. A pesquisa da ONU atribui esse acréscimo a múltiplas crises.

É importante ressaltar que o período analisado compreende a fase mais severa da pandemia de Covid-19, quando cerca de 700 mil brasileiros morreram em decorrência da doença.

O resultado apresentado pela ONU contrapõe a narrativa adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Quando, em 2022, o político de extrema-direita afirmou que a “fome para valer” não existe no país.

Para ler o relatório completo, clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?