metropoles.com

Relator prorroga a desoneração da folha para 17 setores até 2027

Senador Angelo Coronel (PSD-BA) rejeitou as sugestões apresentadas pela Câmara dos Deputados sobre a desoneração da folha de pagamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida de trabalhadores da construção civil - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de trabalhadores da construção civil - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou, nesta segunda-feira (16/10), o relatório sobre o Projeto de Lei (PL) nº 334, de 2023, que estende a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia por mais quatro anos, até 31 de dezembro de 2027.

A proposta deve ser votada nesta terça-feira (17/10) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal. O texto foi aprovado pela Casa Alta em junho, mas sofreu alterações quando passou na Câmara dos Deputados, em agosto, e será analisada novamente pelos senadores.

Angelo Coronel rejeitou, no relatório, todas as mudanças feitas pelos deputados e decidiu manter a proposta aprovada anteriormente pelo Senado. O congressista retirou do texto, por exemplo, a redução da contribuição previdenciária para todos os municípios.

O projeto é de autoria do senador Efraim Filho (União Brasil-PB). A estimativa é de que a proposta cause impacto total de R$ 18,4 bilhões em 2024.

A lei em vigor prevê a desoneração da folha de pagamento até o fim de 2023. Por essa razão, o projeto pretende adiar o mecanismo até 2027.

Se o texto for aprovado pela comissão e os senadores não apresentarem nenhum pedido para votação em plenário, a proposta deve seguir automaticamente para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A desoneração da folha é um mecanismo que permite às empresas o pagamento de alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários.

Os setores beneficiados pela proposta são: confecção e vestuário, calçados, construção civil, call center, comunicação, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, tecnologia da informação, tecnologia de comunicação, projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?