metropoles.com

Relator propõe aposentadoria com idade mínima progressiva

Caso a proposta passe, a idade para concessão do benefício começará em 53 anos para mulheres e 55 para os homens, sendo elevada gradualmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O relator da Reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Maia (PPS-BA), anunciou nesta quarta-feira (19/4) que vai propor uma idade mínima progressiva para a aposentadoria de homens e mulheres. Ela começaria em 53 anos para as trabalhadoras e em 55 anos para os trabalhadores. A partir daí, aumentaria gradualmente para 62 anos, no caso das mulheres, e 65 anos, para os homens. As informações são do portal G1.

A proposta original do governo previa uma idade mínima de aposentadoria aos 65 anos para os dois gêneros. E a mudança seria aplicada a todos os homens do país que hoje têm menos de 50 anos e a mulheres com até 45. O restante passaria pela chamada regra de transição: a medida cobraria um “pedágio” em tempo de contribuição dos trabalhadores; assim, eles se aposentariam em idade intermediária em relação à proposta governista e a regra atual.

Frente a uma real possibilidade de o governo sair derrotado ao bancar essa alteração, o relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016 decidiu apresentar o texto alternativo, fazendo a distinção entre a concessão do benefício para homens e mulheres.

Maia também criou uma nova possibilidade de transição, que abrange todas as pessoas. A medida seria aplicada até 2036 para as mulheres e até 2038 para os homens, sendo que a idade mínima para as trabalhadoras ficaria em 53 anos e para os trabalhadores, 55. Antes disso, ninguém pode se aposentar.

Em rápida entrevista ao chegar à Câmara, Arthur Maia afirmou ainda que defende, em seu relatório, a manutenção da idade mínima para as trabalhadoras rurais em 60 anos, como comunicado por ele na terça. A bancada feminina na Casa, composta por 55 deputadas (42 da base aliada), promete pressionar o governo para reduzir a idade mínima das trabalhadoras rurais.

O relator previu ainda que seu parecer final, lido nesta quarta, será votado, possivelmente, na próxima semana na comissão especial da Câmara que aprecia a PEC 287. Após a leitura do relatório, Arthur Maia espera que a oposição peça vistas do documento por duas sessões, o que inviabilizaria o início da discussão e votação do parecer nesta semana. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?