metropoles.com

Relator desiste de incluir “vale-Uber” em PEC que turbina auxílios

Danilo Forte (União-CE) declarou que dificuldade operacional pesou contra a inclusão de auxílio gasolina para motoristas de apps em proposta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Imagem colorida mostra o deputado Danilo Forte, do União Brasil, na Câmara - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o deputado Danilo Forte, do União Brasil, na Câmara - Metrópoles - Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O relator da PEC dos Auxílios ou PEC dos Combustíveis na Câmara, Danilo Forte (União-CE), desistiu de incluir no texto o vale-gasolina para motoristas de aplicativo e profissionais de transporte escolar privado. Segundo o deputado, há uma dificuldade operacional para se alcançar esses profissionais devido à falta de registro dessas categorias.

Segundo o congressista, as empresas de aplicativos se negaram a fornecer os cadastros dos profissionais sob o argumento de que poderiam infringir leis trabalhistas.

O deputado pretende iniciar a leitura da PEC nesta terça-feira (5/7) na comissão especial destinada a apreciar o mérito da proposta. Se aprovada, a PEC poderá ser levada a plenário antes da sexta-feira (8).

A reunião para a leitura deverá ocorrer logo após o fim da sessão do Congresso Nacional destinada à votação de vetos presidenciais.

“Diante dessas dificuldades e do estado de comoção social que estamos vivendo na questão da necessidade dos auxílios, o mais prudente é agilizar a votação. Vamos fazer a última audiência pública, vamos ler o relatório hoje e vamos fazer o debate. Estenderemos até quinta-feira ou sexta para concluir a votação. Vou cumprir minha tarefa, que é garantir o pagamento dos benefícios”, afirmou Forte.

O relator manteve a expressão “estado de emergência” com o objetivo de driblar os impedimentos legais de concessão de beneficios durante o período eleitoral.

A inclusão da expressão permite ao governo utilizar verba pública para aumentar o valor de programas sociais de forte apelo eleitoral, como o Auxílio Brasil e o Vale Gás.

Além disso, a proposta cria o Auxílio Caminhoneiro, sob o pretexto de reduzir o impacto do aumento do diesel sobre a categoria.

Aprovada no Senado, a proposta foi apensada à PEC 15/2022, que já se encontra no final de sua tramitação.

3 imagens
Deputado federal Danilo Forte
Danilo Forte
1 de 3

O deputado Danilo Forte (União-CE)

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
2 de 3

Deputado federal Danilo Forte

Agência Câmara
3 de 3

Danilo Forte

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?