metropoles.com

Relator das Fake News critica posição do Telegram: “Jogo sujo”

Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) considerou mensagem disparada pelo Telegram a usuários como “campanha de mentiras”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Deputado Orlando Silva
1 de 1 Deputado Orlando Silva - Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados

O relator do PL das Fake News na Câmara dos Deputados, Orlando Silva (PCdoB-SP), criticou a mensagem encaminhada pelo Telegram aos usuários nesta terça-feira (9/5). O deputado considerou como “jogo sujo” por parte da empresa de comunicações.

“🚨 URGENTE!!! O jogo sujo das bigtechs continua. Recebo denúncias de que o Telegram está disparando FAKE NEWS contra o PL 2630 para milhões de usuários. Essa campanha de mentiras NÃO VAI PROSPERAR. A Internet não é terra sem lei e a regulação é uma necessidade. PL 2630 SIM!”, escreveu.

O informativo é acompanhado de links e pede que os internautas pressionem seus deputados a votarem contra o PL. O texto expõe as preocupações da plataforma e diz considerar o PL “uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil”.

“O Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão. O PL 2630/2020 dá ao governo poderes de censura sem supervisão judicial prévia. Para os direitos humanos fundamentais, esse projeto de lei é uma das legislações mais perigosas já consideradas no Brasil. Fale com seu deputado aqui ou nas redes sociais hoje mesmo — os brasileiros merecem uma internet livre e um futuro livre”, afirma a nota encaminhada.

Abuso de poder
O líder do Governo no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também se manifestou contrário à reação da empresa. Segundo ele, o Telegram tentou interferir no debate democrático “abusando do poder”:
“As plataformas seguem usando seu alcance para agir contra o interesse público. Hoje o Telegram nos brindou com clara tentativa de interferir no debate democrático e evidente demonstração de abuso de poder. Esses abusos deixam escancarado por que a regulação é necessária!”.

Telegram 

O link disparado na mensagem encaminha o usuário para um chat, com trechos fora de contexto do projeto de lei. “Veja como esse projeto de lei matará a internet moderna se for aprovado com a redação atual. Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil.”

O texto elenca pontos considerados negativos sobre o projeto, como, por exemplo: “Concede poderes de censura ao governo; transfere poderes judiciais aos aplicativos; cria um sistema de vigilância permanente; é desnecessário”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?