Relator da Previdência é pressionado para alterar proposta a políticos
Parlamentares de diferentes partidos pedem pelo afrouxamento das regras da aposentadoria especial
atualizado
Compartilhar notícia
O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), tem recebido pressões políticas de diferentes bancadas e partidos para aliviar as novas regras de aposentadoria para políticos que ocupam cargos eletivos. As informações são da Folha de S. Paulo.
No texto que corre no Congresso, está proposto o fim da aposentadoria especial para aqueles que ainda vão ocupar um mandato. Além disso, tornam-se mais rígidos os requisitos para os políticos já eleitos, como a exigência da idade minima de 65 anos para homens e 62 para mulheres poderem se aposentar.
Ainda, o texto acaba com o Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC) e prevê condições mais rígidas de transição para quem já entrou com esse tipo de aposentadoria.
Nesta quarta-feira (19/06/2019), o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que essa é a mais “dura” entre todas as propostas.
Os parlamentares têm a expectativa de que Moreira apresente uma alternativa que alivie as regras para políticos novatos, evitando a necessidade de criação de um destaque ao texto. Porém, o relator tem se mostrado resistente à ideia de ceder os trechos que afetam diretamente os políticos.