metropoles.com

Relator da LDO recua e retira Sistema S do Orçamento da União

Relator acatou acordo feito com governo para retirar Sistema S do Orçamento da União. Medida foi alvo de críticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado danilo forte déficit zero - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado danilo forte déficit zero - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso, recuou de sua intenção original e retirou do texto um trecho que incluía o Sistema S no Orçamento da União. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12/12).

Gerido pelo setor industrial, o Sistema S é formado por entidades como Sesi, Sesc e Senai; voltados a treinamento e promoção de esporte e cultura.

A alteração na LDO foi feita após acordo entre líderes do governo, do PT e do PSOL. Danilo Forte havia incluído as entidades do Sistema S no Orçamento da União na segunda-feira (11/12).

Como justificativa, o relator afirmou que a mudança traria mais transparência e controle dos recursos públicos destinados às entidades. Os órgãos do Sistema S são financiados por contribuições compulsórias pagas por empresas de alguns setores sobre a folha de pagamentos. O governo abre mão desses recursos para financiar o Sistema S.

O recolhimento dos recursos é feito pela Receita Federal, mas não consta no Orçamento. O trecho incluído por Danilo faria com que a União perdesse até R$ 40 bilhões, calculou a equipe econômica. A medida foi alvo de críticas de membros do governo e de empresários.

“Por acordo de líderes, a partir de forte apelo do líder do governo, do PT e do PSOL, e diante do calendário exíguo para aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 – essencial para estabilidade do país e da economia – fui obrigado a recuar do trecho que ampliava a transparência sobre o orçamento, hoje obscuro, do Sistema S”, avaliou Danilo Forte, em nota.

O deputado afirmo que nunca teve intenção de “interferir na administração do Sistema S”, mas de apenas “garantir o cumprimento da Lei Complementar de Finanças, que regula o orçamento público”.

A votação da LDO na Comissão Mista de Orçamento estava prevista para esta terça, mas foi adiada por falta de consenso sobre o assunto. A deliberação foi remarcada para quarta-feira (13/12).

“Assim, para evitar mais adiamentos e correr o risco de deixar o país sem Orçamento, seguirei o compromisso firmado com as lideranças certo de que, em 2024, teremos consolidado a autonomia do Congresso Nacional”, concluiu o relator da LDO.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?