metropoles.com

Reitor comemora por assembleia do Rio não votar extinção da Uerj

Ricardo Lodi Ribeiro garante que recusa pelo projeto causa grande satisfação e alívio e lembra importância da imnstituição pada a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
uerj
1 de 1 uerj - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ri0 de Janeiro – O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi Ribeiro, comemorou, “com grande satisfação e alívio”, a decisão da presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) de não colocar em votação a proposta apresentada pelo deputado bolsonarista Anderson Moraes (PSL). Ele protocolou um projeto de lei que pede a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A proposta causou polêmica e foi descartada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), na quarta-feira (26/5). “Enquanto eu for presidente, não vota. É inconstitucional e isso seria atribuição do Poder Executivo”, diz Ceciliano, que exaltou a Uerj.

Confira o pedido:

3 imagens
1 de 3

2 de 3

3 de 3

Veja o post de Moraes, em que ele anunciou o pedido de extinção da Uerj:

Constituição violada

Para o reitor, além de violar a Constituição do estado, a proposta ignora a importância extrema da Universidade para a população fluminense.

“Nossa instituição é, hoje, a principal agência de políticas públicas estaduais, além de referência na saúde, em especial, no combate à Covid-19, por meio do atendimento a pacientes de alta e média complexidade, testagem e vacinação da população fluminense”, pontua o reitor, em nota.

O texto assinado por Ricardo Lodi Ribeiro diz ainda que “a tentativa de extinguir a Uerj revela a existência de setores da sociedade, com representação política, que empreendem uma guerra cultural contra a ciência, baseada no irracionalismo irresponsável, cujos resultados já são sentidos pelo povo brasileiro na sabotagem ao enfrentamento da Covid-19”.

Para o gestor, o saldo da polêmica é, no entanto, positivo, visto que formou “fantástica rede de solidariedade na defesa de nossa Universidade entre parlamentares, reitores de outras instituições, trabalhadores da educação, estudantes e sociedade em geral”.

“Agradecemos a cada pessoa e entidade que se ergue em solidariedade à Uerj e ao seu exitoso projeto de 70 anos de educação superior pública, gratuita, referenciada socialmente, laica e de excelência”, completa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?