Rei Charles III quer visitar o Brasil ainda neste ano, diz diplomata
Diplomata Antônio Patriota, futuro embaixador do Brasil em Londres, confirmou o interesse do Rei Charles III durante sabatina no Senado
atualizado
Compartilhar notícia
O rei Charles III manifestou interesse em visitar o Brasil ainda este ano, segundo informação divulgada pelo diplomata Antônio Patriota, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como futuro embaixador do país em Londres, durante sabatina no Senado Federal, nesta quinta-feira (18/5).
Patriota, ex-ministro das Relações Exteriores, foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, fase obrigatória para que possa assumir o cargo como embaixador.
Além do rei Charles, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também teria demonstrado disposição para visitar o Brasil ainda em 2023. “Segundo informações recebidas das autoridades britânicas, tanto o primeiro-ministro Sunak como o rei Carlos III têm intenção de visitar o Brasil este ano”, declarou Patriota.
“A última visita de um primeiro-ministro britânico ao Brasil foi de Gordon Brown, em 2009, último ano em que o Partido Trabalhista britânico ocupou o poder. A partir de 2010, o poder está nas mãos do Partido Conservador, com cinco primeiros-ministros sucessivos, sem que nenhum dos quais tenha visitado o Brasil até agora”, completou o futuro embaixador do Brasil em Londres.
A última visita de Charles ao Brasil aconteceu em 2009, quando ainda era príncipe de Gales. A viagem do monarca ficou marcada com encontros sobre meio ambiente, trabalhos sociais e samba.
Diplomacia
Durante a sabatina no Senado, Antônio Patriota destacou que o Reino Unido se destaca como uma potência científica e que uma de suas prioridades seria incrementar um intercâmbio científico entre os dois países.
“O Reino Unido é um dos países mais inovadores do mundo. Com 1% da população mundial, produz 15% dos artigos científicos mais citados internacionalmente. Pretendo priorizar as áreas de saúde e biologia, que teve recentemente um pilar muito bem-sucedido na parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz”, disse Patriota.
Também foram sabatinados pela comissão Clemente Baena Soares, Paulo Roberto França e Frederico Meyer, indicados para assumir respectivamente a embaixada do Brasil nos seguintes países: Peru, Grécia e Israel.