Regras da mineração poderão ser revistas após tragédia em Brumadinho
A afirmação foi feita pelo secretário de Geologia e Mineração após reunião com representantes da Vale
atualizado
Compartilhar notícia
As regras do setor de mineração devem ser revistas após a tragédia com o rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O anúncio foi feito pelo secretário de Geologia e Mineração, do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, depois de reunião entre representantes do governo e da Vale S.A., noticiou O Globo.
O secretário disse que é preciso dar uma resposta após o desastre, e uma das alternativas a serem estudadas seria alterar as regras da política nacional de segurança de barragens. Alexandre afirmou que só será possível identificar as regras a serem mudadas com a apuração do que de fato aconteceu em Brumadinho.
Afastamento
Mais cedo, o presidente em exercício, general Hamilton Nourão, adiantou que o gabinete de crise do governo estuda a possibilidade de afastar a diretoria da Vale enquanto durarem as investigações.
Mourão defendeu uma punição rigorosa para os culpados, inclusive criminalmente. “Primeiro, a punição que dói no bolso, que já está sendo aplicada; e segundo, se houve imperícia, imprudência ou negligência por parte de alguém de dentro da empresa, essa pessoa tem que responder criminalmente. Afinal de contas, quantas vidas foram perdidas nisso daí?”, disse.