metropoles.com

Registro Espúrio: lobista Sílvio Assis é preso pela PF em Brasília

O empresário foi flagrado acertando pagamento de R$ 3,2 milhões com Verusca Peixoto da Silva, também detida nesta quarta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Silvio Barbosa dono do Fatonline
1 de 1 Silvio Barbosa dono do Fatonline - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dono do portal de notícias Fato Online e apontado como lobista por diversos políticos, Sílvio Assis está entre os presos da Operação Registro Espúrio, deflagrada nesta quarta-feira (30/5) pela Polícia Federal. Recentemente, ele foi pego em gravações telefônicas autorizadas pela Justiça cobrando R$ 3,2 milhões em propina de Verusca Peixoto da Silva, também detida nesta quarta.

Segundo os investigadores, o dinheiro seria usado na liberação de registros de sindicatos junto ao Ministério do Trabalho. As informações são da revista Veja.

Amapaense, Sílvio Assis é visto há anos circulando pelas rodas de políticos de seu estado e no Distrito Federal. O primeiro veículo de comunicação de sua família foi um jornal ainda em Amapá. Lá, levou um tiro e foi preso após acusações de envolvimento com o tráfico de drogas. Isso teria sido decisivo para sua mudança e de seus irmãos para Brasília.

Nos anos 2000, no Amapá, a Justiça Federal decretou a prisão temporária por 30 dias de Sílvio, pelo mesmo motivo de sua detenção. A medida judicial foi pedida depois que o empresário deixou de comparecer a diversas sessões da CPI do Narcotráfico.

Processos trabalhistas
Em Brasília, fundou o portal de notícias Fato Online, no início de 2015, com nomes de peso do jornalismo nacional, como Helena Chagas, Cecília Maia, Rudolfo Lago e Orlando Brito. No entanto, por falta de pagamento, menos de um ano depois a redação foi desfeita e, atualmente, o site é alimentado apenas com material de agências de notícias. Devido a isso, Sílvio responde ainda por cerca de 100 ações na Justiça do Trabalho.

Entre amigos, sempre se gabou por ser afilhado do ex-presidente José Sarney, amigo de políticos importantes do PT e PTB – esse último está no centro da investigação da PF desta quarta – e até mesmo da deputada distrital Celina Leão (PP). Na capital, Sílvio também buscou proximidade com o Palácio do Buriti, na figura do governador Rodrigo Rollemberg.

Outro lado

A reportagem buscou contato com Silvio Assis mas até o momento não obteve retorno.

O PTB disse por meio de nota que jamais participou de negociações no Ministério do Trabalho. Declarou que, se for comprovado na Justiça o envolvimento de petebistas no esquema investigado pela Polícia Federal, os culpados deverão assumir suas responsabilidades perante a sociedade.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?