metropoles.com

Registro da vacina de Oxford será pedido à Anvisa até 15 de janeiro

Marco Krieger, vice-presidente de inovações da Fiocruz, afirmou que a instituição solicitará o registro definitivo, e não o emergencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Francisco Willian Saldanha/Ascom Hub
Primeiro dia de testes da vacina covid-19 sendo aplicada na hub
1 de 1 Primeiro dia de testes da vacina covid-19 sendo aplicada na hub - Foto: Francisco Willian Saldanha/Ascom Hub

A Fiocruz pretende solicitar registro definitivo da vacina de Oxford contra o novo coronavírus até o dia 15 de janeiro, segundo o vice-presidente de inovações da instituição, Marco Krieger.

“Estamos em processo de submissão contínua de dados com a Anvisa, realizando, desde setembro, reuniões periódicas com a agência. Já enviamos todos os pacotes de dados sobre a vacin; falta, agora, o último pacote de informações, que pretendemos enviar até o dia 15 de janeiro”, afirmou Krieger.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

O acordo entre a Fiocruz com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford é a principal aposta do Ministério da Saúde para a imunização contra a Covid-19. Desde junho, eles trabalham em parceria para a transferência da tecnologia necessária para fabricar o insumo, e o governo já comprou 100 milhões de doses por R$ 1,9 bilhão.

O pedido do registro já constava no cronograma da instituição, mas a data ainda não havia sido divulgada. Krieger afirmou que a Fiocruz deve fazer o registro definitivo, e não o de uso emergencial.

Primeiro semestre

Até o momento, a Fiocruz tem um acordo para entregar 210 milhões de doses ao Ministério da Saúde. Do total, 100 milhões seriam entregues no primeiro semestre, e o restante nos meses seguintes. A expectativa é iniciar a produção das doses no dia 20 de janeiro.

“Temos uma expectativa real de conseguir antecipar o número de doses, em vez de 100 milhões nos primeiros seis meses, adiantar em um a dois meses, e aumentar nossa escala em seguida. Estamos tentando acelerar, mas, no momento, nossos dados ainda são esses”, disse Krieger.

Nota da Anvisa

A própria Anvisa divulgou nota sobre a reunião feita com o laboratório AstraZeneca do Brasil nesta quarta-feira (30/12). No texto, a agência afirma que foi discutido o uso emergencial e que o pedido de registro, quando realizado, será feito pela Fiocruz, laboratório nacional parceiro da AstraZeneca.

“Segundo a empresa, não foi identificada dificuldade regulatória para atendimento aos requisitos da Anvisa, estabelecidos pelo Guia nº 42/2020, que trata dos requisitos mínimos para submissão de solicitação de autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas Covid-19”, diz o comunicado.

Este mês, a Pfizer fez reclamações de que as exigências da Anvisa dificultam o pedido de uso emergencial da imunização contra o novo coronavírus.

A Anvisa comunicou, ainda, que está à disposição para esclarecer dúvidas em relação ao pedido de uso emergencial. “A Agência destacou que os dados já apresentados por meio da Submissão Contínua para o registro serão aproveitados para a avaliação do uso emergencial, evitando o retrabalho e promovendo a otimização do processo. Anvisa, AstraZeneca e Fiocruz manterão os canais de comunicação abertos.”

O prazo para análise de uso emergencial é de até 10 dias, a partir da entrada do pedido formal. De acordo com a Anvisa, foram realizados 48 reuniões de caráter técnico com os laboratórios envolvidos no desenvolvimento de vacinas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?