metropoles.com

Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente da OAB, morre aos 81 anos

O advogado presidiu a OAB entre 1º de fevereiro de 1998 e 31 de janeiro de 2001. Natural de Goiás, Reginaldo formou-se na UnB em 1967

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raul Spinassé/OAB
Foto colorida de Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente da OAB - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente da OAB - Metrópoles - Foto: Raul Spinassé/OAB

O advogado Reginaldo Oscar de Castro, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), morreu, aos 81 anos, na sexta-feira (3/11). Ele estava internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo para tratar um câncer.

Reginaldo de Castro nasceu em Anápolis, município de Goiás, em 1942. Mudou-se para Brasília na década de 1960. Na capital federal, ele se formou em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e, em 1967, e integrou o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

O jurista presidiu a OAB de 1º de fevereiro de 1998 a 31 de janeiro de 2001. No cargo, um dos seus maiores feitos foi a construção da nova sede, em Brasília. Reginaldo de Castro convidou, em 1998, o arquiteto Oscar Niemeyer para desenhar o projeto do prédio e acabou ganhando a planta.

A nova sede da OAB foi inaugurada em 12 de dezembro de 2000 no Setor de Autarquias Sul, em Brasília. À época, Reginaldo de Castro defendeu que “os advogados, em particular os de outros estados, precisam de melhores condições de trabalho em Brasília, e a Ordem deve oferecer melhores condições”.

O presidente da OAB, Beto Simonetti, se solidarizou com os familiares de Reginaldo de Castro e determinou luto de uma semana na instituição.

“Pessoalmente, é um dia muito triste. O legado do presidente Reginaldo Oscar de Castro para a advocacia ainda será dimensionado de acordo com sua real grandeza pela história. Mas posso testemunhar que ele inspirou diversas gerações de colegas, inclusive a minha”, afirmou Simonetti.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?