Região metropolitana do Rio registrou 337 tiroteios no mês de maio
Segundo o Fogo Cruzado, 41% dos tiroteios foram na zona norte da cidade, em decorrência dos confrontos na Vila Cruzeiro e Morro dos Macacos
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro — Dados do relatório mensal do instituto Fogo Cruzado mostram que a região metropolitana do Rio registrou 337 tiroteios em maio, sendo 137 só na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona norte da cidade. Ao longo do mês, houve 41 mortos e 26 feridos na área.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7/6) e mostram que 41% dos tiroteios ficaram concentrados na zona norte da cidade, em decorrência da chacina na Vila Cruzeiro e da guerra entre facções no Morro dos Macacos, Vila Isabel.
A chacina da Vila Cruzeiro foi a segunda mais letal do Rio de Janeiro, com 23 mortos, em 24 de maio. A maior ocorreu no Jacarezinho, em 2021, com 28 vítimas fatais.
Durante quase duas semanas, moradores do Morro dos Macacos enfrentaram uma guerra entre facções rivais, o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro, que brigaram pelo domínio do pedaço.
O catador e morador da região Eduardo da Cruz Guimarães, conhecido como MC Dallas, foi morto por uma bala perdida na comunidade.
A operação das polícias Militar e Rodoviária Federal na Vila Cruzeiro ocorreu dois meses depois da divulgação do plano de redução da letalidade policial do governo do estado.
Menos tiroteios, mais mortes
Segundo o levantamento, quase metade dos tiroteios, 115, aconteceram em ações ou operações policiais. Comparado a 2021, houve uma queda de 29%. Nesse mesmo período do ano passado, foram registrados 478 tiroteios, sendo 111 em operações.
Entretanto, o número de mortes subiu. Pelo menos 190 pessoas foram baleadas no mês de maio, sendo que 108 morreram e 82 ficaram feridas. O número de mortos foi 8% maior, e o de feridos, 24% maior em comparação com maio de 2021, que registrou 166 baleados, sendo que 100 morreram e 66 ficaram feridos.
Os municípios com o maior registro de tiroteios foram:
Rio de Janeiro: 199 tiroteios, 51 mortos e 41 feridos
Duque de Caxias: 33 tiroteios, 5 mortos e 10 feridos
São Gonçalo: 22 tiroteios, 9 mortos e 11 feridos
Nova Iguaçu: 20 tiroteios, 11 mortos e 1 ferido
Niterói: 15 tiroteios, 8 mortos e 8 feridos
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.