metropoles.com

Região metropolitana do Rio registrou 337 tiroteios no mês de maio

Segundo o Fogo Cruzado, 41% dos tiroteios foram na zona norte da cidade, em decorrência dos confrontos na Vila Cruzeiro e Morro dos Macacos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Operação na Vila Cruzeiro
1 de 1 Operação na Vila Cruzeiro - Foto: Divulgação

Rio de Janeiro — Dados do relatório mensal do instituto Fogo Cruzado mostram que a região metropolitana do Rio registrou 337 tiroteios em maio, sendo 137 só na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, zona norte da cidade. Ao longo do mês, houve 41 mortos e 26 feridos na área.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7/6) e mostram que 41% dos tiroteios ficaram concentrados na zona norte da cidade, em decorrência da chacina na Vila Cruzeiro e da guerra entre facções no Morro dos Macacos, Vila Isabel.

A chacina da Vila Cruzeiro foi a segunda mais letal do Rio de Janeiro, com 23 mortos, em 24 de maio. A maior ocorreu no Jacarezinho, em 2021, com 28 vítimas fatais.

Durante quase duas semanas, moradores do Morro dos Macacos enfrentaram uma guerra entre facções rivais, o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro, que brigaram pelo domínio do pedaço.

O catador e morador da região Eduardo da Cruz Guimarães, conhecido como MC Dallas, foi morto por uma bala perdida na comunidade.

A operação das polícias Militar e Rodoviária Federal na Vila Cruzeiro ocorreu dois meses depois da divulgação do plano de redução da letalidade policial do governo do estado.

Menos tiroteios, mais mortes

Segundo o levantamento, quase metade dos tiroteios, 115, aconteceram em ações ou operações policiais. Comparado a 2021, houve uma queda de 29%. Nesse mesmo período do ano passado, foram registrados 478 tiroteios, sendo 111 em operações.

Entretanto, o número de mortes subiu. Pelo menos 190 pessoas foram baleadas no mês de maio, sendo que 108 morreram e 82 ficaram feridas. O número de mortos foi 8% maior, e o de feridos, 24% maior em comparação com maio de 2021, que registrou 166 baleados, sendo que 100 morreram e 66 ficaram feridos.

Os municípios com o maior registro de tiroteios foram:

Rio de Janeiro: 199 tiroteios, 51 mortos e 41 feridos
Duque de Caxias: 33 tiroteios, 5 mortos e 10 feridos
São Gonçalo: 22 tiroteios, 9 mortos e 11 feridos
Nova Iguaçu: 20 tiroteios, 11 mortos e 1 ferido
Niterói: 15 tiroteios, 8 mortos e 8 feridos

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?