metropoles.com

Reforma tributária: segundo relatório deve ser apresentado em 8/7

Segundo texto da tributária, proposta (PLP 108/24) trata do funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados tributária carne - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Plenário da Câmara dos Deputados tributária carne - Metrópoles - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O grupo de trabalho que analisou o segundo texto da reforma tributária, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, deverá apresentar o relatório na segunda-feira (8/7). A apresentação do relatório pelo grupo do Comitê Gestor e Distribuição da Receita do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) está na agenda da Câmara dos Deputados e foi confirmada por fontes ao Metrópoles.

A proposta trata do Comitê Gestor e da distribuição das receitas do IBS entre os entes federativos. O grupo de trabalho que discutiu a proposta é formado pelos deputados Vitor Lippi (PSDB-SP), Pedro Campos (PSB-PE), Mauro Benevides Filho (PDT-CE), Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), Ivan Valente (Psol-SP), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e Bruno Farias (Avante-MG).

Os deputados do grupo de trabalho se reuniram, nesta quinta-feira (4/7), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para articular os últimos detalhes das propostas. Segundo fontes, a matéria encaminhada pelo Ministério da Fazenda é bastante robusta, mas detalhes técnicos ainda serão ajustados até a apresentação do relatório.

Apesar da apresentação do texto na segunda-feira, o relatório deverá ser votado apenas em agosto, após o fim do recesso parlamentar. “Esse segundo projeto só deve ficar mesmo para o segundo semestre, logo no retorno em agosto”, informou Lira na quarta-feira (4/7), após se encontrar com os deputados do primeiro grupo da reforma tributária, que discutiram a regulamentação da proposta.

Reforma tributária

Arthur Lira criou dois grupos de trabalho para discutir a regulamentação da reforma tributária em maio. A previsão do líder alagoano era votar uma das propostas antes do recesso parlamentar.

O primeiro grupo de trabalho ficou responsável por analisar a regulamentação da reforma, que instituiu a Lei Geral do IBS, da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS). O relatório desta proposta, o PLP 68/24, foi apresentado nesta quinta na Câmara.

Entre os principais itens do relatório está a inclusão de itens no chamado “imposto do pecado”, que prevê uma taxa superior aos itens prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como bebidas alcoólicas e jogos de azar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?