Reforma tributária: relator no Senado defende trava de alíquota máxima
Eduardo Braga afirma que pedirá que o Ministério da Fazenda faça modelos matemáticos que simulem a aplicação de diferentes alíquotas de IVA
atualizado
Compartilhar notícia
O relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que pedirá que o Ministério da Fazenda faça modelos matemáticos que simulem a aplicação de diferentes alíquotas de Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Os cálculos servirão para determinar um valor máximo de tributo na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária.
“Nós precisamos ver os modelos rodados e vamos pedir isso oficialmente à Fazenda. O que faz as alíquotas aumentarem são as excepcionalidades”, disse em entrevista a O Globo.
“Se correr frouxo, vai ter aumento de 40% ou 50%. Queremos limitar a alíquota e queremos do governo uma simulação em cima do texto da Câmara. Em cima do impacto, podemos ver qual seria a alíquota necessária. Eu mesmo vou apresentar uma emenda sobre isso”, completou.
Eduardo Braga se reuniu nesta quarta-feira com o relator da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
“A conta tem que fechar na cadeia. Tem que colocar travas. Do jeito que está pode ter um aumento exponencial da carga. Você tem uma proposta que ainda não trata de números.”