metropoles.com

Reforma tributária não interfere na elevação do ICMS, defende relator

São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul anunciaram aumento na alíquota do ICMS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), durante sessão no Plenário da Câmara
1 de 1 Relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), durante sessão no Plenário da Câmara - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, afirmou, nesta quarta-feira (22/11), que a proposta não interfere na elevação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação (ICMS).

Para conter os impactos da reforma na arrecadação dos estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul anunciaram que vão aumentar a alíquota do ICMS a partir de 2024. Os valores das novas alíquotas, no entanto, não foram divulgados por todos os governos.

A elevação do ICMS neste momento seria uma forma de proteger a arrecadação futura do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que vai unificar ICMS e ISS. Segundo Aguinaldo, não há relação ente a reforma tributária e o aumento das alíquotas.

“Esse aumento que está sendo dado, você não pode fazer uma vinculação com a reforma tributária, pelo contrário. Vamos trazer a possibilidade de diminuição de alíquota para a população. Tivemos um proceso no ano passado onde se teve redução de alíquota por conta de leis complementares. Tivemos um impacto de fato na receita dos estados”, afirmou o deputado.

Segundo Aguinaldo, ainda não há previsão de quando o texto será votado. Na próxima segunda-feira (27/11), o parlamentar terá uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para definir o calendário de tramitação da proposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?