metropoles.com

Reforma de casa: por que coronel Naime pediu Pix para “patriotas”

Esposa do militar que virou símbolo da direita após o 8 de Janeiro criou perfil para pedir ajuda. Família reforma casa de alto padrão no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
PGR Jorge Eduardo Naime Barreto
1 de 1 PGR Jorge Eduardo Naime Barreto - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A informação de que a esposa do coronel Jorge Eduardo Naime, símbolo da direita após o 8 de Janeiro, pediu doações via Pix para ajudar a quitar “dívidas urgentes” da família, enquanto realiza uma grande reforma na própria residência, teve grande repercussão desde que o Metrópoles revelou o caso, em primeira mão, nessa segunda-feira (22/7).

Diversos “patriotas” e militantes da extrema direita fizeram doações no Pix que ela passou a divulgar nas redes sociais, depois que o marido acabou preso em decorrência das acusações do 8 de Janeiro. Naime era chefe do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), mas não estava no cargo quando a Praça dos Três Poderes foi invadida por extremistas no início do ano passado, dias após a posse de Lula.

O coronel estava de licença-recompensa à época e foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de omissão, diante do ocorrido. Naime foi o primeiro militar da alta cúpula da PMDF a ser preso no âmbito do inquérito do 8 de Janeiro, e teve o salário suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2023.

Desde então, a esposa dele, Mariana Fiuza Taveira Adorno Naime, passou a pedir doações no recém-criado perfil no X. Além de apontar supostas dívidas urgentes que precisavam ser quitadas, ela ressaltava, ainda, o papel do marido enquanto “herói” e “preso político”. Naime, que segue réu e respondendo ao processo, não pode usar as redes sociais.

Apesar dessas alegações, a esposa do coronel deu início a uma grande reforma na casa de alto padrão onde eles vivem em Vicente Pires, no Distrito Federal. As intervenções ocorrem, principalmente, na área da piscina. Essa constatação deixou uma grande pergunta no ar: para que, afinal, a família de Naime pediu doações via Pix?

3 imagens
Área da piscina, na casa da família Naime, passa por reforma
1 de 3

Casa da família Naime, em Vicente Pires

Metrópoles
2 de 3

Área da piscina, na casa da família Naime, passa por reforma

Metrópoles
3 de 3

Metrópoles

Pedidos sucessivos de ajuda via Pix

Mariana classificou a suspensão do salário do marido pelo STF de “tortura psicológica”. A conta dela no X, por onde foram feitos os pedidos de doação via Pix, foi aberta um mês após o bloqueio da remuneração do coronel.

Nas primeiras postagens, ela começou a pedir ajuda financeira. “Nossa família está contando com sua ajuda, seja doando ou compartilhando nossos dados. Cada gesto faz a diferença. Venha fazer parte dessa união”, escreveu Mariana em uma imagem com a foto de Naime fardado.

Para engajar os seguidores, ela compartilhava, ainda, notícias sobre a prisão do marido. Isso ficou evidente, por exemplo, em dezembro de 2023, quando o ministro Gilmar Mendes negou o pedido de soltura do coronel. Mariana informou, no X, que Naime estava com febre e abalado psicologicamente.

8 imagens
1 de 8

Perfil de Mariana Naime trazia chave Pix na bio até dias atrás

Reprodução
2 de 8

Reprodução
3 de 8

Reprodução
4 de 8

Reprodução
5 de 8

Reprodução
6 de 8

Reprodução
7 de 8

Coronel Naime e esposa

Vinícius Schmidt/Metrópoles
8 de 8

Ex-comandante do Departamento de Operações (DOp) da PM-DF também foi indiciado no relatório final

Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Associação dos Oficiais (Asof) da PMDF, que era presidida por Naime antes da prisão do militar, também começou a fazer campanha de arrecadação de dinheiro, principalmente entre os homens da corporação.

Dois militares, a major Cristiane Caldeira, tesoureira da entidade, e o presidente da Asof, coronel Leonardo Moraes, fizeram um vídeo para reforçar o pedido, dizendo que o dinheiro seria “destinado totalmente aos familiares”, para “manutenção das famílias”.

Com tantos pedidos sucessivos, uma seguidora chegou a questionar Mariana em junho deste ano e enviou a informação de que o ministro Alexandre de Moraes havia determinado que a PMDF voltasse a pagar o salário integral do coronel.

A esposa de Naime respondeu: “Além de ter uma diminuição espantosa do valor da receita, nossa despesa triplicou com advogados e outras decorrentes da injusta prisão. Quem puder, será ótimo! Mas quem não puder, também entendo! Solidariedade é um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros”.

Reforma da casa

Apesar dessas alegações, a casa de alto padrão da família passa por reforma. Até poucos dias, a chave do Pix para onde ia as doações seguia na bio do perfil de Mariana Naime. Em nota ao Metrópoles, a esposa do coronel afirmou ter compromisso com a verdade. Ela disse que “recebeu doações e apoio enquanto o salário esteve bloqueado e enquanto o provedor de sua família esteve preso”.

Em relação ao dinheiro utilizado na reforma, Mariana alega que, “quando da ida à reserva, ele [o marido] recebeu valores/acerto da polícia e tem utilizado em casa. Essa associação que se faz é tendenciosa”.

Coronel Naime segue réu e responde ao processo em liberdade provisória. Ele entrou para a reserva remunerada da PMDF no início de maio deste ano. No mesmo mês, após 461 dias preso, ele foi solto pela Justiça. O militar usa tornozeleira eletrônica e está proibido de sair do DF e de utilizar as redes sociais.

O processo está em fase de diligências para coleta de provas. Em seguida, deve passar para a fase de alegações finais e, posteriormente, da sentença. Além de Naime, outros seis PMs do DF respondem ao mesmo inquérito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?